Fernanda Romagnoli

Fernanda Romagnoli, 51 anos, é atleticana de coração, casada com um atleticano e mãe de dois atleticanos. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2009.

 

 

Amo Curitiba

29/03/2009


Nascida em maio do ano que faz com que eu tenha a minha idade, às 7h30. A única cesariana da minha mãe paulista com meu pai paulista. Sou Curitibana com C maiúsculo, com muito orgulho “daí”.

Amo Curitiba do bairro Juvevê, aonde cresci. Amo Curitiba do Jardim Ambiental, de jogar tênis com raquete de frescobol, de colher amoras nas arvores que tinham no meio da rua e de andar de patins na pista de skate quando não tinha ninguém.
Amo Curitiba do Nossa Senhora Menina, onde passei boa parte da minha vida, aonde conheci pessoas das quais nunca mais esqueci mesmo que não as veja desde aquela época.

Amo Curitiba do Santa Mônica, da Ala Jovem, das festas, “bailes” e principalmente das tardes moniquenses na piscina. Amava pegar o ônibus para ir para lá, na esquina da Itupava com a Jose de Alencar.

Amo a Curitiba que me deu oportunidades, que me fez ser a profissional que sou, trabalho que me traz satisfação e sustento e que me fez conhecer pessoas de outras partes do mundo. Essas mesmas pessoas que hoje são maioria na cidade. Conheci até minha amiga argentina, gente finíssima, que adora essa cidade tanto quanto eu.

Amo Curitiba que me deu parques onde posso passear, comer bala de goma e fazer piqueniques com meus filhos. Fiz isso ainda hoje. Amo Curitiba de lugares tão bacanas quanto as pessoas, nascidas aqui ou não. Essa questão do curitibano ser fechado ou não é uma grande bobagem. Que bom que as pessoas são diferentes. Já imaginou que chatice ser todo mundo igual?

Amo Curitiba das quatro estações no mesmo dia. Todas as lojas daqui deveriam ter roupas de todas as estações. Curitiba pode ser Manaus e Londres no mesmo dia, se pensarmos no clima, e sempre com aquele ar provinciano que eu mais que amo. Amo Curitiba do leite quente. Afinal, que culpa temos por pronunciar as letras corretamente?

Amo Curitiba das corridas de rua. De encontrar com o pessoal antes e depois das provas e falar como a Rua Chile engana, como a subida do São Lourenço é fogo e os percursos no Ecoville são de matar. Amo encontrar com esse mesmo pessoal aos sábados no Barigui – lugar plano e cheio de gente onde fingimos que treinamos só pelo prazer de ver gente.

Amo Curitiba que faz aniversário hoje, 29 de março, mas que o feriado é dia 8 de setembro porque esse lugar é mesmo santo. Recebeu até Valência, bravo guerreiro, aniversariante do mesmo dia. Amo Curitiba de maioridade rubro-negra, a capital do meu Atlético.

Parabéns curitibanos e atleticanos. Não importa onde estejam. Esse dia é nosso.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.