Daniel Machado

Daniel Lopes Machado, 46 anos, é empresário e consultor em sistemas de informação. Considera os versos da sexta estrofe do hino atleticano, escritos por um ex-jogador, imortalizado em uma espontânea demonstração de amor ao clube, a mais bela poesia de todos os tempos: "A tradição, vigor sem jaça... Nos legou o sangue forte... Rubro-negro é quem tem raça... E não teme a própria morte!" Foi colunista da Furacao.com entre 2008 e 2010.

 

 

Relações ecológicas e futebolísticas

06/03/2009


Com a ajuda do meu amigo Google, pesquisei as relações ecológicas, os ecossistemas, as comunidades bióticas e as mais variadas formas de interações entre os seres vivos. Cheguei à conclusão que as organizações do futebol brasileiro não são nada originais. Imitam mal e parcamente a natureza.

SOCIEDADE

As sociedades são agrupamentos de indivíduos da mesma espécie, organizados de um modo cooperativo e não ligados anatomicamente.

A CBF deveria ser a entidade reguladora e agregadora dos clubes brasileiros, mas jamais defendeu os interesses de seus associados. Só o que interessa é o dinheiro de um contrato milagroso com a Nike. Aliás, alguém aí sabe o que fazem com toda esta grana preta? Pagam o salário do Dunga?

Após uma passagem mal sucedida pelo mercado financeiro, a única credencial do atual presidente, Ricardo Teixeira, ao assumir o cargo há vinte anos, era o parentesco com João Havelange. Despendeu recursos da CBF para campanhas políticas de dirigentes esportivos e sofreu acusações de nepotismo no preenchimento de cargos. Esta é a biografia do cidadão. Consultei na Wikipedia, não estou o acusando de nada.

COLÔNIA

Uma colônia é o agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam um grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho.

Então criaram o Clube dos 13, que é outra piada pronta que só o país do futebol pode contar, pois são 20 os representantes. Os encontros são destinados à politicagem. Os critérios de distribuição das cotas de tevê são baseados no tráfico de influências e no saldo de favores. Não duvidaria, nem ao menos me causaria espanto, se me contassem que vendem o futebol brasileiro a casas de apostas clandestinas.

PARASITISMO

Parasitismo é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles vive no corpo do outro, do qual retira seu sustento.

Essa é para os empresários do mundo da bola, que nasceram com o desserviço da Lei Pelé. Os clubes são os hospedeiros, e os agentes da maior doença do esporte nacional são os parasitas.

PREDATISMO

Predatismo ou predação é uma relação desarmônica em que um animal captura e mata um indivíduo de outra espécie, para alimentar-se.

É o abuso de poder dos dirigentes do São Paulo, que preferem contratar jogadores com propostas imorais e indecentes de bastidores. Evidentemente, isto contraria o carinhoso apelido "Bambi", que não passa de um pequeno e frágil cervo, uma singela presa na cadeia alimentar. Bom, se o clube paulistano é realmente um predador, então talvez eles prefiram "Pacato", que com a força de uma espada se transforma em "Gato Guerreiro".

CANIBALISMO

Canibalismo é uma relação estabelecida por seres que comem outros seres de sua própria espécie.

Alguns dirigentes e torcedores não distinguem rival de inimigo. Acham que qualquer piada é provocação, motivo para declaração de guerra. Todos perdem com o canibalismo entre as agremiações.

Mas existe também outra conotação que pode ser atribuída aos canibais. Assim como a viúva-negra, que devora o macho após o acasalamento, quando este já não lhe serve para mais nada, Dagoberto também representa um ícone de falta de caráter e ingratidão. Faça o que fizer, aconteça o que acontecer, ficará para sempre lembrado desta forma.

COMENSALISMO

O comensalismo é a associação entre indivíduos, na qual um deles aproveita os restos alimentares do outro sem prejudicá-lo.

Ocorre no campeonato paroquial todos os anos, quando os clubes pequenos se transformam em refugo dos grandes. Os atletas do J. Malucelli em breve serão nada mais do que ossos roídos pelo Corinthians.

SIMBIOSE

A simbiose ou mutualismo é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde as criaturas envolvidas são beneficiadas e a associação é necessária para a sobrevivência de ambas.

Romeu e Julieta, o Gordo e o Magro, Tom e Jerry, Simon e Gurfunkel. Clube e torcida. Um não seria nada sem o outro. Ainda bem que a atual diretoria do Atlético parece se dar conta deste minúsculo detalhe.

PROTOCOOPERAÇÃO

Na protocooperação, embora as duas espécies envolvidas sejam beneficiadas, elas podem viver de modo independente, sem que isso as prejudique.

Enfim algo à altura da natureza no esporte bretão. Até onde conseguimos enxergar, a parceria entre Furacão e Dallas parece bem arquitetada, construída e conduzida. Os americanos nos ensinam o que fazem de melhor: marketing, espetáculos, show business. E nós ensinamos a eles aquilo que todo o resto do mundo já sabe: que futebol se joga com os pés; que a bola é redonda.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.