Jean Claude Lima

Jean Claude Lima, 57 anos, é publicitário e jornalista, sócio-proprietário da W3OL Comunicação Ltda. Compreende o fato de ser atleticano como uma complementação da sua própria existência e professa essa fé por todos os lugares do mundo onde já esteve ou estará. É pai de uma menininha, Mariana, que antes mesmo de nascer, já esteve no gramado da Arena, e agora de um menino, Rodolfo, batizado com uma camisa onde se lia "nasci atleticano".

 

 

O xadrez atleticano

22/02/2009


O xadrez é um jogo de estratégia. Cada jogador estuda profundamente o tabuleiro, procura antecipar os movimentos do oponente para levá-lo a cometer erros e assim conquistar vantagens posicionais que podem levar a vitória.

Petraglia é um enxadrista. No jogo da sucessão política do Atlético, posicionou seus peões no tabuleiro à frente de suas peças principais. Avançou, ganhou espaço no território inimigo e sufocou seus adversários. Mas um dos peões foi promovido e ganhou status e poder dentro do jogo. Numa manobra que o jogo de xadrez não permite, insurgiu-se contra seu próprio rei, decretou o nascimento de um novo tempo, construiu novas verdades e, cortando a própria carne, mostrou a todos os participantes do jogo facetas que poucos conheciam.

Da forma como foi feita, a exposição pública das dívidas do Atlético é mais significativa do parece. No entanto, ainda acho precipitado decretar o fim disso ou daquilo, desse ou daquele de uma ou outra página. O que mudou de fato são as relações de poder dentro do Atlético, que a partir desse episódio jamais serão as mesmas.

Porém, há os interesses econômicos! Estes sim se sobrepõem a quaisquer diferenças, sejam elas de natureza pessoal, política e até religiosas. Dinheiro é poder e quando se tem ambos, as portas do entendimento ficam bem mais fáceis de ser abertas. Quem vai querer abrir mão do "business" Copa do Mundo por causa de uma "bobagem" como a divulgação de uma dívida de R$ 25 milhões? Vocês abririam?

Acho que as coisas vão caminhar para uma espécie de acomodação branca. Sem ela, interesses importantes podem vir a ser contrariados e podemos ter uma situação sem vencedores, onde o Atlético pode ser o grande derrotado. Isso nenhum torcedor deseja, pois todos queremos a Copa do Mundo na Baixada. Resta sabermos a que preço. Para nós todos, torcedores atleticanos fica a esperança de que tudo o que for feito a partir de agora, seja de forma transparente, clara, ainda que dura e pesada, como foi a divulgação das dívidas, pois o Atlético não é de uma pessoa só.

O recado dos atuais dirigentes do Furacão foi poderoso. Um novo comando está estabelecido, pois mesmo fazendo as tais críticas, não fechou portas para ninguém, nem para o próprio Petraglia. É uma nova forma de jogar o xadrez atleticano. Particularmente, prefiro respirar em um ambiente democrático, onde todos possam ser ouvidos, opinar, participar com respeito e sendo respeitados. Assim, posso ter a ilusão de que todos ganhamos.

Nossa independência

Como colunistas da Furacao.com, jamais poderemos abrir mão de nossa independência. Ela é um princípio e nos dá credibilidade para opinar, para pensar e debater as coisas do nosso Clube. É claro que os leitores que nos acompanham tem todo o direito de divergir, questionar ou concordar com o que escrevemos. É esse o espírito que move esse site. E que assim seja!

Agradecimentos

Ao ex-presidente do Conselho do Atlético, sua filha, neto e esposa, pela recepção aos colunistas desse site em sua residência. Um importante espaço onde o que não faltou foi espaço para perguntas, questionamentos e debate sobre o Atlético.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.