|
|
Ricardo Barrionuevo
Ricardo Barrionuevo, 51 anos, é médico. Ainda na Faculdade, em um de seus experimentos científicos, testou o QI de seus três irmãos. O mais novo obteve 135 pontos e é visto com freqüência na Arena da Baixada. Os outros dois obtiveram 1,35 e consideram Keirrison melhor que Pelé. Foi colunista da Furacao.com entre 2008 e 2009.
|
|
|
|
Essa coluna dedico a vocês, panelinha de Atleticanos Altruístas, Saudosistas do antigo Joaquim Américo de tijolinho a vista, com o formidável pão com bife ao som dos quero-queros no gramado.
Gautama Buda, cujo nome original era príncipe Sidharta, foi fundador do Budismo, uma das principais religiões do mundo.
Sidharta era filho de um rei que governava Kapilavastu, cidade do Nordeste da Índia, próxima a fronteira do Nepal. Supõe-se que Sidharta tenha nascido no ano de 563 a.C., em Lumbini nos limites do atual Nepal.
O Príncipe Sidharta foi criado no luxuoso palácio real e nunca lhe faltaram os confortos materiais. Apesar disso, sentia-se insatisfeito. Observou que os seres humanos eram na maioria pobres e sempre necessitados. Mesmo os ricos em geral, mostravam-se frustrados e infelizes; e todos os homens estavam sujeitos a doença e acabavam morrendo. Com certeza, pensou Sidharta, deve haver algo na vida além dos prazeres passageiros que são muito cedo apagados pelo sofrimento e pela morte.
Aos vinte anos, Gautama decidiu abandonar seu modo de vida e deixar o palácio e se devotar completamente a procura da verdade com a mulher e seu filho pequeno para se tornar um pobre andarilho.
Durante anos, Gautama tentou tornar-se asceta, sofrendo por muitos anos com jejuns extremados e automortificação corporal. Percebeu, entretanto, que atormentar o corpo só atrapalhava o seu cérebro, sem que fosse conduzido pra mais perto da verdadeira sabedoria. Voltou portanto a comer normalmente, abandonando o asceticismo.
Aos 35 anos de idade, numa tarde sentado sob galhos de uma figueira gigante, encontrou a sabedoria para transformá-lo em um Buda, um “ente iluminado”.
Iria passar os próximos 45 anos de vida pregando sua nova filosofia para quem estivesse disposto a ouvi-lo.
Ao morrer, havia convertido milhares de pessoas. Seus discípulos memorizaram muitos de seus ensinamentos que foram passados oralmente para as próximas gerações.
Os principais ensinamentos de Buda podem ser resumidos no que os Budistas denominam “Quatro Nobres Verdades”:
1- A vida humana é intrinsecamente infeliz.
2- A causa da infelicidade é o egoísmo humano e seus desejos.
3- O egoísmo individual e os desejos podem ser dominados.
4- O método para escapar do egoísmo e do desejo é chamado “Caminho dos oito degraus”: visão, pensamento, discurso, ação, modo de vida, esforço, consciência e meditação corretos.
Acrescente-se que o Budismo é aberto a todos, independentemente de raça, e que não existe distinções de casta.
Toda essa introdução, amigo Atleticano, pra poder tentar explicar o que acontece com uma parte significativa da torcida do Atlético.
Não sou um dos 200 milhões de Budistas que existem no mundo, mas creio ser esta a explicação encontrada para aqueles torcedores atleticanos que não conseguem enxergar beleza ao trabalho iniciado há 14 anos e que ao criticar felina e ferozmente o comando, o “modus operandi” e o “punho de ferro” de Petraglia, necessário para administrar e levar a frente este projeto, gostam de repetir que não vivemos a época áurea do estádio de tijolinho a vista, do delicioso pão com bife, dos quero-queros dançando e cantando no gramado aonde o Sol brilhava e tudo era tão lindo.
Em primeiro lugar, digo a essa panela de torcedores que estávamos lá sim... E é justamente por todos esses motivos altruístas e piegas que não desejamos retornar a esse período nunca mais!
Queremos pensar grande, queremos conquistar o mundo! Queremos nos tornar os melhores, os mais preparados, os mais falados, comentados e respeitados times de futebol do mundo! Eu quero ser campeão mundial! Eu quero dar o troco aos São Paulinos e calar o Morumbi lotado! Eu quero ter o direito de jogar a final de qualquer campeonato que disputar na minha casa, no meu estádio! Eu quero ser invejado sim pelos pequenos de espírito que não conseguem enxergar a beleza em ser grande e só sabem atirar pedras no telhado dos que trabalham rumo a tudo isso, sejam eles torcedores de outros times ou mesmo, infelizmente os atleticanos que não conseguem enxergar que tudo isso é pra que você, torcedor Atleticano possa um dia bater no peito e gritar: EU SOU CAMPEÃO DO MUNDO, PORRA!
Pra isso existe um projeto, iniciado há 14 anos que necessita da ajuda, da união e da compreensão de todos os Atleticanos. Se algum de vocês ainda acha que eu estou contra o Atlético depois de tudo isso, eu irei tentar de outra forma, utilizando-me de um exemplo prático comparativo entre a China e o Atlético que vem bem a calhar:
Gostaria de exemplificar a você, atleticano o caso da China. O crescimento da China é motivo de estudo de caso em várias teses de mestrado e doutorado, e tudo tem a ver com o crescimento do Atlético na era Petraglia.
A China passou agora no final de 2008 a Alemanha e já é a 3a. potência econômica do globo terrestre. Perde ainda para o Japão e para os USA, com planejamento e projeção para daqui alguns anos, pelo crescimento, chegar a segundo e depois maior PIB do mundo. Enquanto os outros países crescem 4 a 5% ao ano, a China cresce 13 a 15%. É só projetar e de forma progressiva saber... Matemática pura!
Por que nós hoje estamos entre os maiores patrimônios brasileiros de clubes de futebol?
Porque crescemos nestes últimos 10 anos em percentual acima de todos os outros clubes, assim como a China.
Sempre estivemos atrás dos ervilhas, paranitos, guarani de campinas, bahia, sport recife entre outros. E hoje? E amanhã? Se não continuarmos crescendo de forma diferenciada jamais nos aproximaremos dos 12 considerados grandes... Com certeza absoluta!
Por tudo isso que falei, eu quero terminar pedindo duas coisas:
1- A atual diretoria mais respeito pelo nosso Comandante maior, doutor Mário Celso Petraglia. Sem essa união fundamental de TODOS os Atleticanos que trabalham em prol desse projeto, não será possível realizarmos o nosso sonho.
2- Aos torcedores que entendem e concordam com essa filosofia, nós precisamos da ajuda ativa de vocês. Se manifestem, nos ajudem ativamente, participem com a voz de vocês pelo fala Atleticano, enviem essa coluna por e-mail aos amigos Atleticanos de vocês, vamos fazer essa idéia circular por Curitiba, Paraná, Brasil e pelo Mundo. Mostrem que vocês também querem tudo isso. Convoco a todos os Atleticanos que venham junto comigo nessa união em prol do nosso Atlético. EU QUERO SER CAMPEÃO DO MUNDO!
Aos que continuarem achando que eu deveria me calar, que não deveria mais escrever, que eu só atrapalho, que só falo bobagem e que desrespeito o verdadeiro torcedor Atleticano, irei agora falar-lhes como médico que sou, não como colunista:
- Consultem um bom Psiquiatra que vocês estão necessitando urgentemente, ou...
Tem um time que lembra todo esse saudosismo piegas que vocês apregoam. Ele possui até hoje um “Colossal” Estádio de tijolinho a vista, bem localizado, com vistas para as cavas do Capanema, com uma cobertura de viaduto de concreto, onde clássicos fantásticos da segundona atualmente são disputados...
Que tal?
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.