Rogério Andrade

Rogério Andrade, 52 anos, é administrador. Atleticano de "berço", considera a inauguração da Arena da Baixada como o momento mais marcante do Atlético, ao ver um sonho acalentado por tantos anos tornar-se realidade.

 

 

Confiança

21/01/2009


Retornei das minhas férias e voltei com vontade de falar sobre as alegrias que o futebol atleticano nos traz. Afinal, futebol é nossa paixão, é o esporte mais alucinante do planeta, e o Atlético, com sua gurizada, nos abre as portas de 2009 com o que de mais importante um elenco precisa mostrar ao seu torcedor: o desejo da conquista.

Pouco acompanhei os jogos da Copa São Paulo, mas tenho o privilégio de estar sempre bem informado e por dentro de todas as notícias. No último jogo, tomado de curiosidade, agonia e o desespero que também passou a ser ingrediente no decorrer da partida, recebi todas as informações on-line, através do celular. Haja coração! (e eu que sempre achei que ouvir o jogo no radinho era sem dúvida o modo mais cruel para o torcedor – engano, existe maneira mais angustiante).

O fato (e o mais importante para o futebol atleticano neste início de temporada), é que estamos entre os quatro melhores times da Copa São Paulo. Com louvor! Dos 88 clubes, 84 já voltaram pra casa, dentre eles nossos vizinhos Paraná Clube (foi longe demais), Coritiba (só foi cumprir tabela), Grêmio (virando freguês), Cruzeiro (o bom time do Cruzeiro), entre outros, alguns considerados os grandes do futebol brasileiro, outros de menor expressão.

De tudo o que tenho visto, ouvido e acompanhado, uma virtude me chama a atenção e me enche de esperanças para o futuro atleticano: a “personalidade” destes jogadores. Do goleiro ao lateral, do meio ao ataque, o Atlético da gurizada demonstra, além do desejo de vencer, maturidade no cenário do futebol. E quando se alcança a maturidade para jogar futebol, ganha-se também o elemento mais importante na carreira de um atleta: a confiança.

Confiança, quando se adquire, é sinal de que a cabeça anda boa, de que o ambiente é agradável e de que o grupo está fechado. Fechado no sentido de estarem unidos em busca de um objetivo e de um ideal. Futebol é um esporte que às vezes não possui muita lógica, e é possível que o Atlético não levante essa taça, mas daqui pra frente, independente do resultado final, todos estes jogadores que acabaram de sair da infância e da adolescência, se não forem campeões, já são vencedores e estão sob os olhares de milhares de admiradores, centenas de empresários e milhões de torcedores.

Por outro lado, o futebol pode finalizar um campeonato de forma lógica, e desta forma o Atlético, da gurizada em forma de verdadeiros homens, pode sagrar-se Campeão da Copa São Paulo. Estamos todos na torcida para comemorar a primeira conquista do ano, e assim que isso se concretizar, todos tiraremos o chapéu e aplaudiremos em pé a maior virtude deste time: a confiança!

2009

Nesta minha primeira coluna do ano, desejo ao Atlético e toda a sua maravilhosa torcida, muita esperança, muito otimismo, muita confiança e muito axé! Desejo alegrias, títulos, festa e carnaval! Desejo, acima de tudo, paz! Porque o futebol, assim como a vida, sem paz, perde a razão de ser.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.