|
|
Daniel Machado
Daniel Lopes Machado, 46 anos, é empresário e consultor em sistemas de informação. Considera os versos da sexta estrofe do hino atleticano, escritos por um ex-jogador, imortalizado em uma espontânea demonstração de amor ao clube, a mais bela poesia de todos os tempos: "A tradição, vigor sem jaça... Nos legou o sangue forte... Rubro-negro é quem tem raça... E não teme a própria morte!" Foi colunista da Furacao.com entre 2008 e 2010.
|
|
Você está otimista ou pessimista? – parte 1
09/01/2009
|
|
|
Já escrevi sobre a superioridade atleticana constatada na última pesquisa popular e o inconformismo dos verdes. Escrevi também um conto em metáfora sobre as promessas de investimento em futebol.
Enquanto o nosso campeonato paroquial não começa, na falta de assunto, vou inventar uma moda aqui. Tiraremos proveito da fabulosa conectividade entre as pessoas que só a tal da internet pode oferecer. Esta é uma coluna interativa. Eu inicio a história e você, atleticano que passa os olhos por estas linhas, termina.
Vamos fingir que estamos no último mês de 2009. Pois é, mal começou o ano e já estou querendo que acabe. Bem disse a minha mulher que sou muito ansioso.
Imagine-se em um jantar de negócios, dentro de um terno de veludo, comprado na última liquidação de inverno. Você é anfitrião de um certo londrino pomposo, de abotoaduras e vestimenta sob medida, impecável. Faz um calor infernal, daqueles que o ar condicionado não dá conta. Agoniado, você sente as gotas de suor lhe escorrendo por debaixo da camisa.
Na sua conta bancária, sempre sobra mês no final do dinheiro. Por isso, é importantÃssimo que o gringo assine um contrato que vai lhe tirar do buraco, que já está prontinho, impresso, na sua pasta embaixo da cadeira. Basta uma canetada dele para que você tenha um 2010 mais feliz.
Mas você está extremamente desconfortável. De alguma forma, sabe que suas reações são artificiais, forjadas para que você não passe por um completo antipático e desinteressado.
Do outro lado, em uma tentativa de quebrar a sua evidente apreensão, seu interlocutor deixa de lado o assunto em pauta por alguns instantes.
- Como vai aquele seu time de football? Como mesmo se chama? O Chelsea vai muito bem, thanks. O Scolarry é um great técnico!
- Quem?
- Scolarry, Louis Phillip Scolarry.
- Ah! Aqui pra nós ele é o Felipão.
- Whatever. Pois então? E o seu time?
- Atlético Paranaense!
- Yes, yes, sorry. Eu tinha esquecido. Conte-me como foi este ano para o Paranaense.
Amigo, esta é a sua deixa. Ou uma grande oportunidade para virar o jogo e comandar as negociações a partir deste momento; ou o fim da sua já combalida confiança, e consequentemente das suas chances de se tornar um homem rico.
Basta contá-lo em detalhes quem são os craques que o Atlético contratou, as grandes apresentações e os tÃtulos conquistados durante este ano; ou a sua grande decepção depois dos falsos discursos e dos fiascos dentro de campo.
Afinal, você está otimista ou pessimista para esta temporada? Participe. Continue a história utilizando o formulário abaixo. Escolherei a melhor dentre todas as enviadas e publicarei aqui, neste espaço, sexta-feira que vem. Até lá.
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.