Silvio Toaldo Júnior

Silvio Toaldo Júnior, 49 anos, é administrador, engenheiro mecânico e sócio furacão desde 2008. Sempre acompanhou o Atlético desde a época de vacas magras no Pinheirão e teve um sonho realizado em 2001 vendo ao vivo e a cores o Furacão ser campeão brasileiro.

 

 

EMPRESÁRIO x Empresários

19/10/2008


Em uma cidade do interior de Goiás, existia um grande empresário chamado Zé do Gado, ele era conhecido na região por ser um homem visionário. Todos seus negócios tinham um “quezinho” futurista e ele era muito respeitado por toda a sociedade.

Seu Zé do Gado era um homem muito bom, mas também era conhecido por sua ganância, ele tinha o seguinte pensamento: se eu posso ganhar sozinho por que vou dividir o pão de cada dia com os outros?

Isso gerava certa revolta nos empresários que tentavam formar uma parceria com o fazendeiro. O ramo em que ele atuava era o da pecuária, criando bovinos e suínos e comercializando seus animais após um período de engorda em suas fazendas.

Ele possuía milhares de cabeças de gado, porém nem todos os animais das suas fazendas eram dele, alguns, os mais belos e produtivos, eram arrendados ou emprestados. Sempre existiu um acordo de cavalheiros entre as partes, porém quando o negócio começava a engrenar, Seu Zé do Gado dava um jeitinho, sim, o famoso jeitinho brasileiro, para enganar seus parceiros e ficava com a grana toda ou a maior fatia do bolo para ele.

O tempo foi passando e as fazendas do Seu Zé do Gado ganharam corpo, cresceram rapidamente e ele tornou-se conhecido em todo o país e até no exterior. Mas junto com o crescimento do negócio cresceu também a antipatia e a revolta contra ele. Os parceiros foram sumindo e alguns dos seus bons bovinos e suínos acabaram sumindo também (misteriosamente, buracos eram encontrados nas cercas de divisa das fazendas era por lá que os animais fugiam). Os poucos que ficaram não se alimentavam direito e acabaram gerando mais prejuízo do que lucro.

Seu Zé do Gado acabou sozinho. Suas fazendas não lucravam como antes e ele acabou perdendo todo o respeito que conquistou durante anos de trabalho árduo. Seus parceiros o deixaram na mão, boicotaram seu negócio e ele remou sozinho contra a maré durante algum tempo. Isso aconteceu porque em um determinado momento do seu negócio, ele acabou confiando demais nos outros empresários e parceiros que gananciosos como Seu Zé do Gado perceberam que poderiam engordar as suas contas bancárias sem tal parceria.

Em meio a tudo isso, o empresário era o grande responsável pelo crescimento da pecuária na região, houve um momento em que investidores e outros empresários do ramo estavam escolhendo uma cidade para sediar uma enorme exposição que contaria com pecuaristas do mundo todo. A exposição levaria o nome de Pecuária 2014 aqui. Pois bem, Seu Zé do Gado lutou com unhas e dentes para que aquela cidadezinha do interior de Goiás fosse a escolhida. As discussões eram intensas, brigas com criadores vizinhos o que teve uma repercussão nada agradável para ele e para sua cidade. No final das contas a cidade foi escolhida e uma das fazendas do Seu Zé do Gado foi sede do evento, porém ele teve que recuar, mostrar as suas reais intenções, mostrar que o evento traria um crescimento ainda maior para a cidade e para a região, não simplesmente para ele.

De turrão e ganancioso, Seu Zé do Gado teve que aprender novamente a conviver em sociedade e confiar nos seus novos parceiros, porque os antigos não mereciam compartilhar de toda a estrutura oferecida pelo empresário e por suas fazendas. Essa foi a forma que ele encontrou para livrar da falência o seu mega negócio.

PS1: Qualquer semelhança da estória do Seu Zé do Gado com a atual situação vivida pelo Atlético é mera coincidência.

PS2: Mais uma derrota. Desta vez em Porto Alegre. Teremos força para sair dessa? Sinceramente, não acredito em mais nada que venha do Atlético nesse ano fatídico.

PS3: Um forte abraço ao Tio Johnsson, um dos grandes mestres que tive na faculdade e que me ajudou a compor essa pequena estória.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.