Rafael Lemos

Rafael Fonseca Lemos, 49 anos, é atleticano. Quando bebê, a primeira palavra que pronunciou foi Atlético, para desapontamento de sua mãe, que, talvez por isso, tenha virado coxa-branca. Advogado e amante da Língua Portuguesa, fez do Atlético sua lei e do atleticanismo sua cartilha. Foi colunista da Furacao.com de 2007 a 2009.

 

 

Toni o quê? Platão? Não sei nem quem é...

10/10/2008


Hoje, logo após o almoço, acesso a Furacao.com e leio:

"O caminho do desrespeito aos clubes de futebol parece ter sido seguido pela Rádio Oi FM, do Rio de Janeiro. No programa Rock Bola, "torcedores debatem futebol com muito bom humor", afirma o site da emissora. Só que o "bom humor" às vezes é ácido e agressivo. Na última terça-feira (07/10), um dos participantes criticou o fato do atacante Washington não comemorar o gol se marcar contra o Atlético Paranaense na Arena da Baixada. "Esse Washington é um palhaço. Se eu fizer gol eu não vou comemorar. Jogou um ano naquela bosta do Atlético Paranaense, não ganhou porra nenhuma e quer tirar essa onda", disse Toni Platão.

Platão talvez não tenha o conhecimento da dificuldade que o jogador passou na carreira. Graças a ajuda do Atlético, Washington pôde retomar a carreira e ajudar os clubes por onde passou com grandes campanhas.

Já o Atlético Paranaense, Campeão Brasileiro das duas divisões do futebol nacional, 21 vezes Campeão Paranaense, um dos clubes que mais cresceu na América Latina nos últimos doze anos, merece mais respeito.

A Furacao.com, site mantido por torcedores rubro-negros, é extremamente contra qualquer tipo de baixaria na imprensa e acredita que a banalização de programas de rádio e televisão, jornais impressos e outros veículos, estão na contra-mão do desenvolvimento do esporte e da população brasileira".

Pois bem. Li o trecho e fiquei pensando: "Que merda é essa de Toni Platão?". Nunca ouvi falar dessa porra. Ao continuar lendo, veio a explicação:

"O cantor e compositor Toni Platão já tocou com grandes nomes da música nacional como Roberto Frejat do Barão Vermelho e Herbert Vianna dos Paralamas do Sucesso. É um conhecido torcedor do Fluminense. Desde 2002 ele é o comentarista do Tricolor das Laranjeiras no programa Rock Bola, da Oi FM do Rio de Janeiro".

Li, e fiquei na mesma. Pensei: tá bom, tocou com o Frejat e com os Paralamas, mas, se o cara é cantor e compositor, deve ter composto algo que eu conheça. Mesmo assim, não me lembrava de nada.

Toni Platão? Que merda é essa? Cara, eu conheço o Toni Ramos - grande ator nascido aqui no Estado do Paraná -, conheço o Toni Garrido, este, sim, cantor e compositor, conheço o Tony Kanaan, o Tony Garcia e até o "Toni-co" & Tinoco eu conheço, mas Toni Platão eu nunca tinha ouvido falar.

Liguei para um amigo meu que sabe tudo de rock e perguntei: "Amigo, que porra é Toni Platão?

Ele me disse: "É um roqueirozinho palha, um farofa, um poseur lá do Rio de Janeiro!".

Insisti: "Que música dele você conhece, Amigo?".

Ao que ele me respondeu, puto da vida: "Porra, Rafael, eu ouço rock, caralho! Você acha que eu vou ouvir um merda desses? Cara, meu negócio é Pink Floyd, The Who, Deep Purple, Iron Maiden!"

Ainda sem saber quem era o merda do Toni Platão, fui ao google e achei algumas poucas letras do "cantor e compositor", digo algumas poucas, pois a maioria da "obra" é composta por covers (que vergonha!).

Transcrevo as pérolas do "artista":

1ª Obra-prima do gênio, "A Falta":

"Ainda estou naquela esquina
Lua ausente, chuva fina
Vendo a noite escura a me roubar você
Você sorriu e em seu olhar a dor se expôs, a dor se
expôs"

Coisa digna de Lennon & McCartney, um primor, rimas riquíssimas, uma construção frasal fabulosa, enfim, o cara é um merrrrda, merrrrrmão!

2ª Opus do gênio:

"Livre só, livre junto
Ninguém pode ser livre
A paz só, a paz junto haverá proteção
Pra quem ainda pode ser livre".

A julgar pelo trecho, cabe a pergunta: teria Toni - o Platão - sido também co-autor do Samba do Crioulo Doido?

Não, claro que não! Toni Platão, semi-analfabeto e músico de quinta categoria, não teria condição intelectual - e nem moral - de co-produzir ao lado de Sérgio Porto.

Sérgio Porto, ou Stanislaw Ponte Preta, foi um carioca genial, torcedor do Fluminense e, pra sorte do bom e velho Stanislaw, nem sequer chegou a conhecer o tal Toni Platão, um sujeitinho sem bossa, mas cheio de boçalidade.

Saudades do Rio antigo, onde havia Sérgio Porto, Tom e Vinícius (e saber que o Fluminense já esteve representado por um gênio feito o Sérgio Porto, e, hoje, acaba ganhando voz por meio de uma cavalgadura como o ridículo Toni Platão).

Por fim, um terceiro clássico da lavra do conhecidíssimo Toni - não o Tornado - o Platão:

"Até bem cedo
Esperei pelo telefonema
Tapando com peneira
O sol que vai nascendo.
Não vou tomar café
Nem escovar os dentes
Vou de aguardente
Como o sol que queima a praça
Bom dia, boa tarde
Good night quero dar um tapa
De topete e cara
Vi Nova York internada
Meu amor nao deu em nada
Minhas sobrancelhas eriçadas
E a essa altura do fato
Nem fumaça tem cano de descarga".

Lendo e relendo a maravilha composta por Toni Platão, fiquei pensando como o Brasil é injusto. Um autor dessa magnitude no ostracismo, na merda, no anonimato, na sarjeta e tendo de fazer bicos na Rádio pra comer, e a gente ouvindo Raul Seixas e Renato Russo! Como nós somos ignorantes, meu Deus!

Hoje mesmo vou vender todos os meus vinis e cds da Legião Urbana e do Raulzito e trocar tudo por Toni Platão! Virei fã do homem!

"Virei fã do homem" é apenas força de expressão, é o modo de dizer, né, pois, vendo a fotinho do cara na internet, com aquele arzinho suspeito de quem não sabe se dá ou se desce, sei não viu!

Acho que esse tal Toni Platão, além de ser um grande merda, é, no fundo, no fundo, apenas o sósia mais feminino da finada e saudosa Cássia Eller (esta, sim, cantora e compositora das boas!).

Quer saber: acho esse Toni Platão um grande bosta e ponto final. No mais, pra cima deles, ATLÉTICO!

Amanhã, seremos 20.000 vozes a cantar por você, coro muito maior do que a vozinha isolada dum cantorzinho fajuto que "seria um poeta, se ficasse calado" (como diria Romário).

P.S.: Ao Washington, Coração Valente, vai daqui o meu abraço. Só quem vestiu a Sagrada Camisa Rubro-Negra sabe o que é o Clube Atlético Paranaense. Só quem vestiu o Manto Sagrado sabe o porquê de tanto respeito!


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.