Ricardo Campelo

Ricardo de Oliveira Campelo, 44 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma família inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.

 

 

Apologia de fato criminoso

30/09/2008


Quer ver como é fácil observar crimes sendo cometidos no Brasil?

http://jornale.com.br/blogoool/2008/09/29/a-faixa-roubada/

O blog mostra, com indisfarçável orgulho, a foto da faixa rubro-negra que foi roubada de um atelier de fundo de quintal, para delírio dos marginais coxas-brancas que se esbaldam nos comentários abaixo.

Artigo 287 do Código Penal:

"Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:
Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa."

Alguma dúvida do enquadramento? Creio que não. E se for investigar orkut de piazada de prédio, ia faltar lugar na delegacia. Para a sorte destes elementos, nossa polícia, quando o assunto é futebol, tem a preocupação única e exclusiva de distribuir borrachadas dentro do estádio.

Esse fato (o roubo da faixa) chama a atenção quanto aos limites a que pode chegar a irracionalidade humana. Sabemos há muito tempo que o futebol desperta os instintos mais primitivos, mas esse fato em si mostra de forma cristalina a que ponto chega ignorância e necessidade de auto-afirmação de certos sujeitos.

Primeiro, adolescentes sem futuro, sem preocupações maiores na vida, furtam uma faixa de torcida adversária de um pequeno atelier, causando prejuízo financeiro a uma família trabalhadora. Um mês depois, dirigentes da torcida organizada do Coritiba promovem e organizam a sua condução até as arquibancadas para a destruição da faixa durante o clássico, induzindo todos os presentes a acreditarem que o material havia sido "tomado" pouco antes do jogo, em brigas de torcidas.

Que mensagem a Torcida Império Alviverde queria passar? Que "domina" as ruas, que é boa de briga? A par do fato de que foi tudo uma construção para gerar falsamente essa imagem, é lamentável ver valores completamente deturpados serem enaltecidos desta forma. Pior ainda é ver essa exaltação em sites públicos, seja com a cara-de-pau do Blogoool, ou de forma velada como fizeram os Coxanautas.

Às vezes, eu desanimo com o futebol. Ou melhor, com o ser-humano.

Clássico

O empate foi muito ruim para o Atlético. Restando poucas rodadas, o Furacão fica com a obrigação de vencer todas em casa e ainda buscar pontos fora. Pior é analisar o jogo e ver que o time jogou melhor e poderia ter vencido, não fosse a bobeada (de novo) de Valência, justamente ele que fazia uma partida tão boa.

Ferreira

Tá duro de aguentar ver o colombiano em campo. Há várias partidas, o meia escolhe um cantinho do campo atrás de um marcador e fica escondido o jogo inteiro. Acho que já esgotou todas as chances de se recuperar. Prefiro ver em campo um veterano como Kelly, ou mesmo um jovem aspirante, mas que mostre vontade de jogar.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.