Ricardo Campelo

Ricardo de Oliveira Campelo, 45 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma família inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.

 

 

Deixa o menino jogar

19/08/2003


Um amigo meu santista, que acompanhou a partida contra o Atlético na Baixada, fez o seguinte comentário sobre a nossa torcida: "o pessoal da 'reta' está parecendo o pessoal das cadeiras dos coxas".

O triste é saber que ele tem razão. Muitos torcedores estão demonstrando pouquíssima paciência com o time e com determinados jogadores. Nesta partida contra o Santos, o volante Luciano Santos foi vaiado durante o segundo tempo inteiro. O zagueiro Daniel, que teve boa atuação no primeiro tempo contra o Grêmio, também fora objeto de intensas vaias, no jogo contra o Sport pela Copa do Brasil. E o que dizer do goleiro Diego, que salvou a pátria por várias rodadas e que garantiu a primeira vitória do time fora de casa? Pois o nosso atual capitão também foi massacrado por vários atleticanos em suas primeiras atuações pelo Clube. Vou além, para lembrar que já ouvi alguns torcedores afirmarem com toda certeza que Dagoberto era uma enganação. Além de outros que, antes da Copa do Mundo de 2002, queriam Kleberson fora do time a qualquer custo.

Entendo que o Clube tem muito a perder com esta mudança no comportamento da torcida. Se o torcedor paga o ingresso e tem o direito de vaiar, que manifeste sua insatisfação após a partida, pois fazê-lo durante certamente não vai adiantar em nada. Que tenha paciência antes de apupar um determinado jogador, principalmente com aqueles que tiveram poucas oportunidades.

Temos dois jogos muito importantes na seqüência, dentro de casa, nesta fase de crescimento com as mudanças impostas por Mário Sérgio. É fundamental que o comportamento da torcida volte a ser o de antigamente, quando seria um absurdo esta comparação com os coxas. É bom para o time dentro da partida, e bom para os jogadores ganharem confiança e poderem deixar seu futebol fluir.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.