|
|
Rafael Lemos
Rafael Fonseca Lemos, 49 anos, é atleticano. Quando bebê, a primeira palavra que pronunciou foi Atlético, para desapontamento de sua mãe, que, talvez por isso, tenha virado coxa-branca. Advogado e amante da Língua Portuguesa, fez do Atlético sua lei e do atleticanismo sua cartilha. Foi colunista da Furacao.com de 2007 a 2009.
|
|
O gato subiu no telhado
25/07/2008
|
|
|
I - Uma piada velha:
Um casal dedicava especial atenção e carinho a um gato de estimação. Quando fizeram uma longa viagem de férias, deixaram o gato sob os cuidados da empregada. Após alguns dias, a madame ligou e perguntou como estava o gato. A empregada, então, respondeu:
- Seu gato morreu!
A madame, nervosa e desesperada, entrou em pânico. O marido, também chocado, repreendeu a empregada, dizendo-lhe que deveria ter sido mais cuidadosa e sensível ao dar a notícia. Ele a instruiu sobre uma forma mais branda de transmitir tais acontecimentos:
- Você poderia começar dizendo "o gato subiu no telhado". Depois diria que ele se desequilibrou. Em seguida, que caiu do telhado e acabou não resistindo à queda. Seria mais sensível.
Semanas depois, estando ainda de férias, a madame ligou novamente para a empregada e perguntou-lhe se tudo estava bem. A empregada, cuidadosamente, respondeu-lhe:
- As coisas estão indo muito bem. Mas sua mãe subiu no telhado...
II - Uma piada nova (os trechos que me causaram maior espanto ressaltei em caixas altas):
Bida deve se apresentar ao Atlético na semana que vem
O MEIA BIDA, DO VITÓRIA, ENFIM DEVE VESTIR A CAMISA ATLETICANA. Depois de o seu nome ser várias vezes especulado como NOVO REFORÇO DO FURACÃO, desta vez o próprio jogador confirmou que a sua vinda para o Rubro-Negro está praticamente certa.
Em entrevista a Rádio CBN, Bida revelou que entre o Vitória e o Atlético está tudo certo para um empréstimo até o final do ano. "Faltam alguns detalhes que temos que resolver com o presidente Petraglia. Mas a tendência é de que na semana que vem eu me apresente", disse o jogador.
Na imprensa baiana, o empréstimo de Bida ao Atlético já é tido como certo. O jogador, de 23 anos, deve se apresentar no CT do Caju na próxima semana, sendo mais um reforço para o técnico Roberto Fernandes para a seqüência do Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana.
De acordo com o site Canal EC Vitória, página não-oficial do clube baiano, O EMPRÉSTIMO DE BIDA É GRATUITO, como contrapartida do rubro-negro baiano pela ida de alguns atletas do Furacão, que pertencem ao Atlético e foram cedidos gratuitamente por empréstimo. O goleiro Viáfara, o lateral Carlos Alberto e os atacantes Dinei e Rodrigão foram emprestados até o fim do ano ao Vitória, na parceria envolvendo os dois clubes.
BIDA É UM DOS DESTAQUES DO VITÓRIA e já atuou em 137 partidas pelo clube baiano. Revelado pelo Ipitanga (BA), ELE ALCANÇOU SUCESSO NO VITÓRIA, ONDE CONQUISTOU TRÊS TÍTULOS ESTADUAIS (2005, 2006 E 2008) E O BRASILEIRO DA SÉRIE C, EM 2006. NO BRASILEIRÃO DESTE ANO, ELE DISPUTOU APENAS UMA PARTIDA (NA ESTRÉIA, CONTRA O CRUZEIRO) e, portanto, tem condições para atuar com a camisa atleticana no campeonato.
No início deste ano, o Atlético já havia manifestado interesse no jogador. Chegou-se inclusive a especular que o atleta tinha feito testes no CT do Caju, na mesma época em que Joãozinho se apresentou em Curitiba. Naquela oportunidade, os dois clubes não chegaram a um acordo sobre o empréstimo de Bida. O jogador deve ficar em Curitiba até o fim do ano.
III - Das Críticas à Notícia:
Não sou Jornalista, embora tenha querido ser, conforme lhes revelei nesta semana na coluninha “O Menino que sonhava ser Carneiro Neto”. Se não sou Jornalista, não deveria criticar a técnica de redação de uma notícia, mas criticarei, inspirado na piada do “gato que subiu no telhado”.
Pois bem, chego em casa cansado, ligo o computador, acesso imediatamente a Furacao.com em busca de informações do meu querido Atlético e me deparo com a manchete-bomba que precedentemente transcrevi “Bida deve se apresentar ao Atlético na semana que vem”.
E eis que lida a manchete, vem, logo na seqüência, sem tempo para absorver o golpe, a notícia da vinda do novo volante, assim na bucha, na íntegra, sem cortes, sem massagem, um soco na cara – um direto - sem direito a protetor na boca ou a proteção no rosto. Soco na cara, lona, abertura de contagem, nocaute e hospital, com o crânio rachado. Assim é que a gente se sente, acusando o inesperado golpe.
Faltou sensibilidade ao redator (ou redatora, não sei). Faltou usar a técnica “o gato subiu no telhado”. Essa notícia, verdadeira porrada na gente atleticana, era para ser dada em três partes, cada uma delas com o intervalo mínimo de 24 horas (intervalo este popularmente conhecido como 1 dia).
A coisa tinha de ter sido assim:
Primeira manchete: “Atlético busca a contratação de volante”
Texto: “Clarence Seedorf, do Milan-ITA; Pablo Ledesma, do Catania-ITA (ex-Boca Juniors-ARG (ARGHentina!); Claude Makelele, do Chelsea-ING; e Bida, do Vitória da Bahia, são os nomes sondados pela Diretoria Rubro-Negra para ocupar, como reforço, a vaga de volante do Furacão.
O técnico Roberto Fernandes disse à Reportagem da Furacao.com não preferir este ou aquele atleta. “Se tiver a testosterona alta, não precisa nem acertar passe”, confidenciou Fernandes ao repórter ad-hoc da Furacao.com, Rafael Lemos.
Após ouvir essa declaração de Fernandes, o repórter em exercício, Rafael Lemos, quis partir pra porrada ali mesmo, mas foi contido por oito seguranças do Clube. O site Furacao.com, em nota de esclarecimento, lamentou os fatos ocorridos esclarecendo que “Rafael é uma excelente pessoa, mas, em se podendo evitar, melhor”.
Segunda Manchete (1 dia depois): “Seedorf e Ledesma renovam com seus Clubes”
Texto: “Os volantes Clarence Seedorf, do Milan-ITA, e Pablo Ledesma, do Catania-ITA, renovaram, ontem, seus contratos junto aos Clubes detentores de seus direitos federativos. A Diretoria Rubro-Negra, surpresa com a renovação dos atletas, busca fechar nesta tarde a contratação do novo volante, um dos reforços pedidos pelo técnico Roberto Fernandes.
O técnico Roberto Fernandes disse à Reportagem da Furacao.com preferir Bida a Makelele. “Onde já se viu um atleta de futebol que se preze se chamar Makelele? Esse nome não impõe respeito, não tem a testosterona necessária para a prática do futebol. Bida, sim, parece-me nome de cabra macho, daqueles que roem o osso, se não tiver filé!”, confidenciou Fernandes ao repórter ad-hoc da Furacao.com, Rafael Lemos.
Após ouvir essa declaração de Fernandes, o repórter em exercício, Rafael Lemos, largou o microfone, sacou uma pistola 380 e quis encher de bala, ali mesmo, o treinador do Clube, mas foi contido por dezoito seguranças do Atlético.
O site Furacao.com, em nota de esclarecimento, voltou a lamentar os fatos ocorridos esclarecendo que “Rafael é uma excelente pessoa, porém nosso site já tinha avisado que era melhor evitá-lo”.
Terceira Manchete (2 dias depois): “Bida deve se apresentar ao Atlético na semana que vem”
Texto: Aí – seguindo a técnica eufemista do “gato subiu no telhado” - poderia ser utilizado o mesmo texto publicado hoje pela Furacao.com, pois o coração da galera já estaria mais preparado para o baque causado pela novidade.
O torcedor-comum, como eu, não correria mais o risco de, ao ler a notícia, sofrer: súbita alteração da pressão arterial, AVC, diarréia, inflamação de escroto com fístula de fimose, síndrome do pânico (de ir à Série B), agorafobia (medo de ir a lugares abertos), arenafobia (medo de ir à Arena e ver Bida estrear), dentre outras tantas doenças já devidamente catalogadas pela Medicina.
IV – Das Críticas à Contratação do volante Bida:
- O EMPRÉSTIMO DE BIDA É GRATUITO. O Atlético, com mais de 18 mil sócios, Clube superavitário conforme se noticiou nesta semana, precisa se valer da gratuidade para a contratação de reforços? Por quê? Não seria mais adequado abrir o cofre e trazer, de fato, um reforço, ainda que houvesse dispêndio financeiro?
- BIDA É UM DOS DESTAQUES DO VITÓRIA. Ah, falou então! Quer dizer que o cara é tão bom e é tão destacado que o Vitória, num gesto de puro altruísmo, resolveu cedê-lo ao Atlético – gratuitamente – para que o guri acabasse na Seleção ao vestir a nossa Rubro-Negra, e não a deles. Provavelmente de tanto ouvirem axé-music os baianos tiveram uma regressão cognitiva e passaram a fazer negócios que lhe são danosos, mas que são negócios da China pros parceiros dos Clubes baianos.
- ELE ALCANÇOU SUCESSO NO VITÓRIA, ONDE CONQUISTOU TRÊS TÍTULOS ESTADUAIS (2005, 2006 E 2008) E O BRASILEIRO DA SÉRIE C, EM 2006. Impressionante o sucesso do atleta Bida: 3 estaduais no fabuloso futebol baiano e, pasmem, a conquista do Nacional da Série C, em 2006, um dos campeonatos mais difíceis do Mundo, disputado, naquele ano, por equipes gabaritadas do cenário nacional, como: Jataiense(GO), Pirambu(SE), Coxim (MS), Ananindeua(PA) e ADAP (PR). Isso é considerado sucesso?
- O MEIA BIDA, DO VITÓRIA, ENFIM DEVE VESTIR A CAMISA ATLETICANA. Enfim? Quer dizer que ele era esperado há tempos pelo Atlético? Esperado por quem? Esperado para quê?
O Atlético, desde o início de 2006, tem deixado no ar tantas dúvidas. São tantas as perguntas que o torcedor-comum se faz (e nos faz), mas que seguem sem respostas. Atletas chegam e saem a toda hora; não conseguimos nem sequer marcar um gol fora de casa; Bida é o novo reforço. A nossa cabeça anda confusa. Enfim, alguém terá explicação?
O gato subiu no telhado?
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.