Rafael Lemos

Rafael Fonseca Lemos, 49 anos, é atleticano. Quando bebê, a primeira palavra que pronunciou foi Atlético, para desapontamento de sua mãe, que, talvez por isso, tenha virado coxa-branca. Advogado e amante da Língua Portuguesa, fez do Atlético sua lei e do atleticanismo sua cartilha. Foi colunista da Furacao.com de 2007 a 2009.

 

 

Domingo: Atlético será bolão; Bacalhau, bolinho

18/07/2008


1. Do Pedido:

Na coluna do dia 11/07/08, intitulada “Manchetes”, recomendei à Diretoria do Atlético a contratação de alguém que conhecesse de bola para assumir o comando do nosso Departamento de Futebol ou fosse lá se integrar para melhorar as coisas pro nosso lado. Cito-me, transcrevendo trechos da aludida coluna:

Para se fazer futebol, é preciso ter “olho-clínico” e “olho-clínico” é um dom raríssimo, assim como são raros os tinos comerciais e empresariais, os dons artísticos, literários, etc. (...).

Sem os “Olhos-clínicos”, entendidos aqui como pessoas que sabem fazer futebol, nós, Atleticanos, vamos fazer de tudo nesta vida: Estádios, CTs, Contratos, Distratos, Licenciamentos e até Copa do Mundo, mas não vamos fazer Futebol, que é a nossa essência e nossa verdadeira razão de existir.

(...) antes que eu me esqueça, é preciso citar, nem que seja a título de ilustração, algumas pessoas que souberam fazer futebol: Ênio Andrade – sabia tanto de bola que fez um time prá lá de limitadíssimo ser Campeão do Brasil; Rubens Minelli, fundou a Escola Gaúcha, hoje esquecida, pois o que era força deu lugar à deslealdade mais descarada, Minelli que esteve, ativamente, conosco no título de 1998; Cláudio Coutinho, técnico responsável pelo melhor Flamengo de todos os tempos e que se não tivesse morrido prematuramente teria sido melhor do que os lendários Telê Santana e Marinus "Rinus" Jacobus Hendricus Michels, que dispensam, apresentação.

2. Da Resposta:

Para minha surpresa e para felicidade geral da Nação Rubro-Negra, em vez de irromper a manchete “Roberto Fernandes não é mais o técnico do Atlético”, surgiu a auspiciosa chamada “Edinho será consultor técnico do Atlético” e à manchete se acrescentou:

“Edinho Nazareth Filho está de volta ao Atlético. Agora, ele assume as consultorias técnicas do futebol do Atlético Paranaense com o intuito de ajudar a fazer um grande time capaz de ganhar títulos em todas as categorias, principalmente no time principal. Ele também terá como atribuição angariar parceiros nacionais e internacionais para os projetos de formação de atletas".

Ao saber da contratação do Edinho para assumir as consultorias técnicas do futebol do Atlético Paranaense fiquei feliz pois o Edinho é, inegavelmente, um cara que conhece do riscado no mundo da bola. Nome aprovado, portanto.

Mais do que isso, os objetivos que justificaram a vinda do consultor técnico Edinho ao Atlético são dignos de um time grande. Edinho vem para ajudar a fazer um grande time capaz de ganhar títulos em todas as categorias, principalmente no time principal. Ele também terá como atribuição angariar parceiros nacionais e internacionais para os projetos de formação de atletas.

Trocando em miúdos, Edinho vem para ajudar a construir dentro de campo a grandeza que o Atlético já ostenta fora dos gramados há uma década. Trocando em miúdos ainda menores: Edinho vem para dar continuidade ao crescimento extraordinário do futebol Atleticano, iniciado a partir do timaço que venceu a Série B em 95 e cujo ápice se deu com a conquista do Brasileirão 2001. Crescimento que está parado desde janeiro de 2006, inacreditavelmente.

Pela atitude de coragem e lucidez, parabéns à Diretoria do Atlético. Ela soube reconhecer que o Departamento de Futebol carecia de reforços, demonstrou humildade ao ouvir as críticas e os pedidos e demonstrou sabedoria ao trazer alguém do ramo para a função. Edinho é macaco velho chegando num galho que lhe é próprio. Ao Edinho, votos de sucesso na dura empreitada que se inicia. Não vai ser moleza, Edinho. Sua função exige luta e trabalho diários; sem tréguas, sem desistências.

3. Domingo:

Como o Mundo não pára a fim de que possamos resolver nossas pendências, no próximo domingo já tem jogo contra o Vasco - adversário este de alma nova, uma vez que o louco foi varrido da Colina e em seu lugar surgiu o bom-caráter Roberto Dinamite, protagonista de grandes conquistas vascaínas, justamente guindado à Presidência do Vasco da Gama.

Sorte ao bom Roberto Dinamite, menos neste final de semana, isto porque no domingo, como bem escreveram Os Fanáticos em seu site, NÓS VAMOS ACORDAR:

“Não é fácil! Mais uma vez amargamos aquele sentimento do “poderíamos ter ganho, mas perdemos”, “jogamos bem, mas perdemos”, “nosso time é bom, mas perdemos”. Ninguém consegue explicar o que está acontecendo com o Atlético. Não podemos atribuir o azar, a esta seqüência de resultados negativos que temos obtido, dentro e fora de casa. Qualquer um que assistiu o jogo ontem, tem que concordar que o Furacão realmente jogou bem. Mas não existe finalização eficiente, os passes estão péssimos, a defesa está cometendo falhas grotescas. Por diversos momentos na partida o CAP dominou o jogo e poderia ter marcado muitas vezes, só que quando erra, está errando feio e sendo castigado por isso. Não estamos explorando o erro dos adversários, mas eles estão sabendo explorar os nossos.

A torcida precisa ter paciência, é lógico. Não podemos dizer que o time está péssimo e que ninguém está jogando com raça, de maneira nenhuma. Acontece que está na hora de acordar. Chega de cometer os mesmos erros sempre. Analisando friamente, estamos à beira da zona do rebaixamento e perdemos pontos importantíssimos que, como sempre, irão fazer muita falta mais pra frente. Só em casa, foram 4 empates inadmissíveis, 8 pontos jogados no lixo. Nos jogos fora, com exceção do Ipatinga, não conseguimos marcar mais nenhum gol! Sequer um mísero gol.

Esta não é a cara do Atlético! Precisamos acordar! Há muito tempo não estamos tão unidos assim. Diretoria, Torcida, Time, todos estamos caminhando juntos. Precisamos aproveitar este momento e utilizar a nosso favor. A galera tem aderido em peso ao Sócio Furacão. A Torcida tem proporcionado um espetáculo mais belo que o outro em casa, e acompanhado o Furacão em TODOS os jogos fora, indiferente dos resultados. Temos jogadores para estrear e o elenco em geral é bom. Não falta nada para esta mistura começar a dar certo! Vamos nos mobilizar e começar uma reação no jogo deste domingo, contra o vasco. Vamos lotar a Baixada e jogar com muita raça, conquistando uma vitória GRANDE neste domingo.

Estamos todos unidos pelo Atlético, basta cada um fazer sua parte. Não é hora de criticar, vamos cada um de nós, fazer um pouco mais pelo Atlético. Com um pouco mais de empenho da parte de todos, o Furacão com certeza chegará ao topo da tabela. Domingo, casa cheia e vitória, antes que seja tarde demais...

Obs.: Tomara que neste domingo, nosso técnico Roberto Fernandes colabore e não cometa novamente as mesmas besteiras do último jogo. Quem sabe assim, nossa caminhada rumo ao topo fique mais fácil...

Fonte: DIRETORIA OS FANÁTICOS.

4. ESTAMOS TODOS UNIDOS PELO ATLÉTICO, BASTA CADA UM FAZER SUA PARTE. NÃO É HORA DE CRITICAR, VAMOS CADA UM DE NÓS, FAZER UM POUCO MAIS PELO ATLÉTICO. COM UM POUCO MAIS DE EMPENHO DA PARTE DE TODOS, O FURACÃO COM CERTEZA CHEGARÁ AO TOPO DA TABELA. DOMINGO, CASA CHEIA E VITÓRIA, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS...

5. E se a Caveira falou, tá falado! Força, Atlético, uma vez mais estamos jogando junto com você. No Domingo, o Atlético voltará a jogar um bolão e o Vasco-Bacalhau será bolinho.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.