Juarez Villela Filho

Juarez Lorena Villela Filho, 46 anos, é advogado, funcionário público estadual, dirigente de rugby e arruma tempo para acompanhar jogos do Atlético, isso desde 1987. Conhece 49 estádios Brasil afora onde foi ver de perto o Furacão. Sócio desde os tempos do Atlético Total em 1998 e na nova modalidade Sócio Furacão desde 2007.

 

 

Sócio Furacão

02/07/2008


"Primeiramente e isso fica muito fácil de se verificar comparando com as demais modalidades de associação Brasil afora, os planos são caros. Pior: para a grande maioria da massa torcedora atleticana, sabidamente formada pelo “povão”, é extremamente caro!
.
.
Depois as falhas no débito em conta e o que é pior, o “sorteio” da data em que será descontada da minha conta bancária a mensalidade, a excessiva demora na entrega dos ingressos. Essa parte chega a ser um tormento..
.
..o clube infelizmente não está cumprindo o que reza o contrato, pois eu mesmo já tive que perder tempo e ir até o clube buscar minhas entradas pois a entrega não foi feita.
.
.
Por fim repito o que já tive oportunidade de escrever algumas vezes e de questionar diretamente, cara a cara com o sempre muito solícito e educado Mauro Holzmann, nosso homem forte do marketing: se o produto encalha na prateleira, a culpa é do consumidor?”


Trecho da coluna de Juarez Villela Filho (eu mesmo), em 13/06/2007, em resposta a carta apócrifa escrita no site oficial do tal caparanaense em que se criticava a pouca adesão do plano sócio furacao.

Atlético é o terceiro time com mais sócios no Brasil

Quanta diferença! A notícia publicada hoje neste mesmo site, baseada em informação da revista de circulação nacional Placar mostra o acerto no plano de sociedade junto ao clube este ano. Demorou, mas a direção atleticana se rendeu ao óbvio: o plano era extremamente caro, mal formatado e não atraia o público alvo, seu próprio torcedor.

Atrás somente de Internacional e São Paulo, o plano de sócios do Atlético possui um grande diferencial em relação à maioria dos demais planos dos clubes brasileiros. Ele dá direito a uma cadeira numerada, coberta em qualquer jogo do Atlético dentro do Joaquim Américo. Há os acessórios como brindes, sorteios, promoções e descontos na loja do Atlético, mas há coisas essenciais que são diferenciais e estão garantidas: a entrada nos jogos e o direito a voto após um ano ininterrupto como sócio.

Vejo ainda que os dois clubes que possuem mais sócios tem grandes conquistas recentes, coisa que infelizmente o futebol atleticano tem deixado, e muito a desejar desde 2005. Internacional e São Paulo foram recentemente campeões da América e do Mundo, além de tratarmos de uma equipe vice campeã nacional e atual campeã gaúcha e nada mais, nada menos que o atual bi campeão brasileiro. Estamos à frente de muitos clubes grandes, tradicionais, com mais torcida e especialmente com equipes mais competitivas, este sim o maior chamariz para que novos sócios se agreguem ao clube.

Vencida esta primeira etapa, o clube deve buscar agora associações alternativas. Sócios à distância, sócios que não freqüentem todos os jogos, talvez sócios que se disponham a pagar mais e terem mais vantagens, mais mordomia, algo do gênero. A idéia básica e especialmente os preços devem ser mantidos, fidelizando o torcedor e mostrando mais uma vez que não é bom duvidar NUNCA da torcida do Atlético.

Imaginem se tivéssemos feito um papel mais interessante na Copa do Brasil, se tivéssemos, como merecíamos, conquistado o estadual e nosso time ao menos vencesse todos os jogos dentro de casa, ainda mais com o apoio incondicional de mais de 15 mil torcedores/sócios todo santo jogo? Teríamos 6 pontos a mais e entre os 5 primeiros do Brasileiro!

Cabe a direção cobrar também da comissão técnica e especialmente dos jogadores, já que o sucesso no plano de sócios estará umbilicalmente ligado à performance do time em campo. Um time competitivo, vencedor, com espírito guerreiro vai fazer com que todo jogo em casa se torne uma festa, casa cheia e apoio ao elenco. Eles mesmo de passagem por aqui, fazem parte de um interessante projeto, de unir cada vez mais o torcedor ao clube, tornando-o fiel, dando ao Atlético Paranaense uma interessante renda fixa mensal que ajudará em sua administração.

Cada um foi assumindo sua responsabilidade, a direção ao melhorar o plano associativo, a torcida em entrar de cabeça no projeto, é passada a hora então dos atletas, que tanto apregoam profissionalismo para cumprir contratos, achar brechas, exigir dinheiro e tudo mais, de assumirem sua parte em todo este contexto.

ARREMATE

” Mas enquanto o mundo explode /
Nós dormimos no silêncio do bairro/
Fechando os olhos e mordendo os lábios. ”
- ENQUANTO O MUNDO EXPLODE, Chico Sciense


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.