Wagner Ribas

Wagner Ribas, 42 anos, consultor, acima de tudo pai e atleticano, costuma viver na Baixada as suas maiores alegrias. Foi colunista da Furacao.com entre 2007 e 2009.

 

 

Ao novo professor

20/05/2008


A era Ney Franco acabou. O mineirinho que, infelizmente, não conquistou nenhum título no comando da equipe rubro-negra sai com um bom aproveitamento. Mas, como todos sabemos, futebol é resultado e resultado deve ser traduzido em títulos.

Falar agora sobre o que faltou para o Ney Franco é chover no molhado. Portanto, tudo que eu posso desejar-lhe é muita sorte em sua promissora carreira e obrigado pelo trabalho aqui realizado.

O fato é que agora inicia-se uma nova etapa, dentre as dezenas de novas etapas já iniciadas na era Petraglia, e teremos um novo treinador. Para esse técnico, seja ele o jovem Roberto Fernandes, ou outro, gostaria de dar algumas importantes dicas, as quais poderão facilitar em partes seu trabalho no CT do Caju.

Contratações

Peça a diretoria, urgentemente, a contratação de, no mínimo, um lateral-esquerda, um meia de ligação e um atacante. Hoje, essas três posições são as mais carentes no elenco e, sem reforços de qualidade, seu trabalho será muito dificultado.

O elenco

Nosso elenco não é dos melhores. Apesar de termos um dos setores defensivos mais eficientes do Brasil, falta um trabalho ofensivo.

Jogadores como Irênio e Marcelo Ramos, já experientes, não vêm apresentando um bom futebol. Por isso, procure auxiliá-los, e quem sabe, você conseguirá recuperá-los. Outros, mais jovens, como Rogerinho, Kaio, Pimba e Wallyson são importantes armas ofensivas, hoje sub-utilizadas, ou mal aproveitadas. Utilize-os! Encoraje-os!

Atletas como Vinicius, Nei, Rhodolfo, Danilo, Alan Bahia e Netinho não têm cem por cento de aceitação, mas podem lhe ser muito úteis.

Valencia e Antonio Carlos são unânimes. Apenas deixe-os jogar o que já sabem.

Willian, Michel, Piauí, Roberto, ixi. Melhor nem comentar sobre esses.

E outros, como Zé Antônio, Léo Medeiros, Joãozinho, Jean Carlo, bom, esses eu não conheço, então, ponha-os para treinar.

Michel Garbini

Haja o que houver, não escale Michel Garbini. Nós, torcedores, já estamos calejados com a falta de comprometimento e qualidade que esse cidadão entra em campo. Já cansamos de vê-lo tendo inúmeras oportunidades enquanto jogadores da base, ou atletas que são contratados e nunca jogam, são sub-aproveitados. Leve em consideração o que esse mero torcedor lhe escreve, pois essa opinião é unânime entre a torcida do Furacão.

Chutões da zaga

Diga aos zagueiros, ao Danilo principalmente, que o chutão pra frente não é uma jogada inteligente, e que a probabilidade disso alguma vez resultar em gol é mínima. Insista nos treinamentos com jogadas de saída de bola da zaga para o ataque, de forma trabalhada e que o setor responsável pela criação, seja o meio de campo.

Recuo do time

Mesmo que a equipe esteja vencendo por três gols de diferença, por favor, nunca recue o time substituindo um atacante ou um meia, por um volante ou zagueiro. A torcida atleticana gosta de times com vontade de vencer, que não se acomodam nunca e estão sempre buscando o gol.

Aproveite e trabalhe bem os contra-ataques. Pois, historicamente, sempre tivemos sucesso nos anos em que nosso contra-ataque era rápido e eficiente.

Atitude

Resmungue, chame a responsabilidade para os jogadores, vibre com nossos gols, grite, mostre coragem nas substituições e jamais seja passivo à beira de campo. Ficar com a mão no queixo não mudará o panorama do jogo. É preciso ter atitude, e dessa forma você terá o apoio da torcida.

Ah, não posso esquecer, por favor, não aceite interferência externa na montagem de sua equipe.

A torcida

A torcida atleticana pode e deve ser utilizada como uma arma a favor do time. Mas como nada é perfeito, muitas vezes precisamos de uma fagulha para nos acender. Tudo o que queremos é ver em campo um time aguerrido, com vontade de vencer, lutando, vibrando e sem medo. Feito isso, com certeza você terá a torcida mais vibrante do Brasil ao seu lado.

No mais, só posso desejar boa sorte e que sua passagem pelo nosso querido Furacão seja vitoriosa.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.