Marcel Costa

Marcel Ferreira da Costa, 45 anos, é advogado por vocação e atleticano por convicção. Freqüenta estádios, não só em Curitiba, quase sempre acompanhado de seu pai, outro fanático rubro-negro. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2008.

 

 

A salvação do Campeonato Paranaense

23/04/2008


A final entre Atlético e Coritiba, os dois mais tradicionais e vitoriosos clubes do futebol paranaense é a única forma de salvar um campeonato estadual pouco atrativo e deficitário. O envolvimento da dupla Atletiba na decisão mexe com a cidade e com o estado, pouco importando que a competição seja esta. Os estádios estarão lotados e ninguém admitirá um vice-campeonato para o rival. Ainda mais depois de dois anos de ausência de ambos na final do Paranaense após duas emocionantes finais em 2004 e 2005.

O Atlético tem a melhor campanha, somou 80% dos pontos que disputou e acumulou a melhor defesa e ataque. Na teoria seria o favorito, até porque ganhou o único clássico do campeonato na casa do adversário, ainda em janeiro. Mas na prática os times deverão se equivaler, já que ambos ainda não alcançaram um padrão ideal para a disputa do forte Campeonato Brasileiro que se aproxima. O primeiro jogo no Couto Pereira é fundamental para as pretensões atleticanas de título, assim como também deverá ser para os verdes.

Desta forma encerra-se mais um Campeonato Paranaense, polarizado entre os dois maiores clubes do Estado e como um aperitivo do Brasileirão. Com as duas equipes na primeira divisão nacional, como há três anos não acontecia, graças à queda do Coritiba, a decisão do estadual servirá de alerta para o perdedor e como fator motivacional para o vencedor, salvo se este achar que o título paranaense possa esconder certas fragilidades do time.

Em um jogo nivelado pelo momento oscilante dos times e tratando-se de clássico em uma decisão de campeonato, jogadores podem desequilibrar a partida a favor de um ou outro, como já ocorreu no início do ano quando Ferreira e Claiton foram decisivos a favor do Atlético. Além da forte zaga atleticana, ponto alto do time, aposto na qualidade dos armadores Netinho e Pimba, dos volantes Valencia e Alan Bahia e, claro, no oportunismo de Marcelo Ramos que poderá voltar a ser eficiente com o crescimento do meio de campo. Ney Franco precisa apostar na escalação de Netinho no meio, ao lado de Pimba, para não perder o talento daquele na ala esquerda. Este pode ser o caminho para a vitória no primeiro jogo!

Aniversariante

No domingo é aniversário do Netinho.

Um jogador inteligente, com bom passe, chute e qualidade técnica apurada. Desde que chegou ao clube em 2005 e foi preterido da lista da Libertadores e mais tarde emprestado ao Náutico, este é o grande momento do jogador no Atlético.

Netinho tem a confiança do treinador para atuar tanto no meio como na ala esquerda e sabe que pode ser decisivo com seus passes, cruzamentos e chutes à gol.

Desejo um feliz aniversário a este grande jogador e excelente pessoa que é. Uma vitória no primeiro jogo seria um grande presente para você e todos os torcedores atleticanos. Parabéns Netinho e boa sorte no domingo!


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.