Wagner Ribas

Wagner Ribas, 42 anos, consultor, acima de tudo pai e atleticano, costuma viver na Baixada as suas maiores alegrias. Foi colunista da Furacao.com entre 2007 e 2009.

 

 

Saudades

19/02/2008


Tudo que é velho ou antigo nos traz nostalgia. Principalmente aquelas coisas que sabemos que não voltam mais...

Os mais velhos, como nossos pais ou avós, pensam em como a juventude de hoje está diferente. Pensam em como a liberdade, e a libertinagem de hoje em dia fez o mundo ficar da forma que está.

Minhas avós, com as quais pude conviver no dia-dia, em fases distintas da minha vida, e infelizmente quando já não estavam muito bem de saúde, costumavam me contar histórias ou estórias sobre sua juventude e sua infância. Não eram poucas as vezes em que as lágrimas escorriam por suas faces quando lembravam das dificuldades, das brincadeiras e da forma com que viveram suas juventudes. Saudades, saudades disso tudo, minhas queridas avós.

Saudades daqueles abraços...

Saudades do tempo de criança, quando esperávamos o final de semana para ir ao sítio, onde minha avó paterna viveu enquanto forte. Saudades dos bolos e pães fresquinhos preparados de madrugada, enquanto dormíamos, dos pique-niques preparados com tanto carinho. Saudades do suco de groselha, dos frangos caipiras, das brincadeiras no rio e dos tombos no morro.

Saudades das frases antológicas de minha avó materna, uma senhora sem papas na língua e que dizia tudo que pensava. Uma senhora que nos fazia feliz quando contava a todos o orgulho que sentia de seus netos, e nos deixava embaraçados perante os amigos quando contava aqueles segredos que partilhávamos. Saudades das festas em família, onde primos e primas, tios e tias, todos reunidos festejavam em sua volta, simplesmente a alegria e a união da família.

Dos meus avôs, mesmo tendo os conhecido muito pouco, em vida ou em histórias, sinto saudades. Saudades do cavalo Laio de meu avô paterno, saudades dos doces que ganhava...

Quem nunca sentiu essa nostalgia? Quem nunca quis voltar no tempo e repetir tudo de bom que já aconteceu? Ou ainda quem nunca quis voltar no tempo e fazer diferente o que poderia ter feito...

A vida é assim mesmo. O que aconteceu ontem, já está na história e ninguém tem o poder de mudar. As pessoas vão, mas deixam seus legados, suas marcas, histórias e estórias.

A evolução faz parte da história. Tecnologia, pensamentos, vestimentas, tudo evolui. E nunca uma época será, e nem deve ser, igual a outra.

Daqui uns anos teremos saudades do que vivemos hoje, nossos filhos e netos possivelmente vão achar pouco tudo isso, mas o mais importante, é que deixaremos nossa marca, e isso ninguém pode mudar ou tirar.

Abre aspas.

A história ninguém muda, mas a história nasce através de nossas atitudes no presente.

Fecha aspas.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.