Marcel Costa

Marcel Ferreira da Costa, 45 anos, é advogado por vocação e atleticano por convicção. Freqüenta estádios, não só em Curitiba, quase sempre acompanhado de seu pai, outro fanático rubro-negro. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2008.

 

 

Os Fanáticos

24/10/2007


A Torcida Os Fanáticos comemora nesta quarta-feira 30 anos de vida, desde que surgiu em um jogo contra o extinto Brasília em 1977. Nestes trinta anos, a história da torcida organizada se uniu à do Atlético, tendo por muito tempo sido a referência do clube fora de Curitiba, quando ainda tentávamos crescer nacionalmente.

Lembro dos jogos na década de 80 e 90, na velha Baixada, Pinheirão ou Couto Pereira e independente de resultado, qualidade do elenco ou situação do clube lá estavam os Fanáticos cantando sem parar incentivando o povão rubro-negro. Camisas oficiais do Atlético eram artigo de luxo, difíceis de encontrar nas lojas em razão do amadorismo do clube. Não só por isso, mas também pela forte identificação dos atleticanos com a TOF, o normal eram os torcedores vestirem a sua farda, com a caveira estampada ao peito.

Assim a torcida foi crescendo, apoiando o Atlético irrestritamente, em qualquer lugar do país (e agora do mundo), fosse em Curitiba ou Catu na Bahia. E pelo Brasil afora ganhou respeito dos adversários, conquistou um espaço que o Atlético só viera a conquistar mais tarde, com a consolidação do clube no final do século XX. Os Fanáticos há muito são reconhecidos como uma das grandes torcidas organizadas do país, sendo a principal do sul do Brasil, maior que as gremistas (que são torcidas “oficiais” do clube) e as coloradas, sem comparação às rivais daqui.

No início dos anos 90 de férias em Santos sempre era surpreendido por um santista que queria a minha saudosa regata dos Fanáticos. Torcedores de um dos maiores times do mundo, que na época ainda não rivalizava com o Furacão, mas que já reconheciam o valor da nossa torcida, do show que ela fazia nas arquibancadas e do apoio incondicional ao clube.

Hoje, esta torcida comemora 30 anos apoiando o Atlético. Forte, criativa, vibrante e presente, os Fanáticos estarão sempre ao lado do rubro-negro, independente da fase que o clube estiver. Acredito que todo atleticano tem orgulho de sua torcida e reconhece o seu valor, assim como amamos nosso Atlético, com seus 83 anos de história, devemos ter a mesma paixão e carinho pelos Fanáticos.

Parabéns TOF, mantenham-se neste rumo, ao lado do Atlético, por muitos anos!


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.