|
|
Marcel Costa
Marcel Ferreira da Costa, 45 anos, é advogado por vocação e atleticano por convicção. Freqüenta estádios, não só em Curitiba, quase sempre acompanhado de seu pai, outro fanático rubro-negro. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2008.
|
|
Dos próximos jogos à conduta do torcedor
12/09/2007
|
|
|
Sete jogos favoráveis
O jogo do próximo domingo contra o Palmeiras é o início de uma seqüência de sete partidas que definirão o futuro do Atlético no campeonato. Destas, cinco serão na Kyocera Arena e apenas duas fora de casa, contra os ameaçados Náutico e Juventude, os dois piores colocados que o rubro-negro ainda não enfrentou fora de seus domínios.
Com a tabela a favor, ao menos na teoria, resta ao Furacão fazer o serviço, afastando-se definitivamente da zona de rebaixamento. Após esta série de jogos em casa ou contra a ameaçada dupla, restarão somente seis partidas, com mando alternado. Neste momento, para o bem do clube, é melhor estar fora de risco.
Os adversários, na ordem, serão Palmeiras e Paraná em casa, Náutico em Recife, Botafogo e Vasco na Kyocera Arena, Juventude em Caxias e América na Arena. Com quinze pontos conquistados o Atlético somaria 44 e com mais quatro, nos seis confrontos finais, garantir-se-ia na primeira divisão em 2008.
Copa Sul-Americana
O pessimismo não é um dos meus defeitos, no entanto não consigo acreditar na classificação do Atlético na Copa Sul-Americana. Vencer em São Januário, mesmo sendo inédito na história do clube, é plenamente viável, mas descontar três gols torna a tarefa praticamente impossível.
Reflexo disso, o treinador Ney Franco poupou a maioria dos titulares e apostará em um time misto, testando jogadores como Netinho e Evandro que não devem nada aos seus titulares. Uma pena que novamente escalem Netinho como ala, sendo que suas melhores apresentações no clube foram jogando de meia. Gostaria que a dupla catarinense jogasse lado a lado no meio de campo, já antevendo uma escalação futura, quando Ferreira estiver na seleção colombiana e caso Ramon não recupere seu melhor futebol.
Casa cheia
Domingo é dia de casa cheia na Baixada. A mobilização do torcedor nos últimos dias tem sido grande e não tenho dúvida de que o atleticano comparecerá em excelente número, pois entendeu o momento delicado do clube e a necessidade de apoio incondicional daqui ao fim do ano. Da mesma forma a diretoria também já percebeu tudo isso e abriu mão de certos conceitos com objetivo de salvar o Clube Atlético Paranaense, paixão comum de todos.
Manual de comportamento
Na comunidade do Atlético no orkut, encontrei um interessante manual de conduta criado por uma torcedora (Chris Amend da Cruz) que não conheço pessoalmente, mas acredito que não vá ligar de ter sua cartilha citada aqui.
Este pequeno manual, com oito artigos, sugere como o torcedor deve se comportar contra o Palmeiras, mas deveria ser estendido a qualquer futuro jogo do Atlético, portanto seguem as “normas”, com devido agradecimento e homenagem à criadora:
1- COMPRE SEUS INGRESSOS COM ANTECEDÊNCIA - o Furacão precisa de nós desde o primeiro minuto de jogo. Vá à bilheteria do estádio ou compre pelo Disk Ingressos (3315-0808). Eles cobram taxa de entrega mas para quem não tem tempo é uma mão na roda!
2- CHEGUE MEIA HORA ANTES, NO MÍNIMO - eu costumo estar na Arena 1 hora antes. É muito mais tranqüila a entrada, a gente chega, compra aquela cervejinha, o pastel, a pizza, a pipoca, o sorvete, o espetinho e ainda dá tempo de ir ao banheiro antes do jogo... Sem falar que é mais fácil estacionar por perto da Arena.
3- VÁ AO JOGO PARA PARTICIPAR - sem essa de timidez. Nosso time precisa de incentivo. Cante, Levante, Aplauda e Honre a Camisa que veste!!!
4- CONVIDE PARENTES E AMIGOS - faz tempo que você não junta a galera pra ir na Arena? Chegou a hora. Ligue para todos e vão ao estádio empurrar o CAP.
5- USE VERMELHO, PRETO ou QUALQUER CAMISA DO CAP - vamos rubronegrar a Arena.
6- CANTE O HINO DO ATLÉTICO BEM ALTO E EM PÉ - estamos organizando para cantarmos o hino do CAP após a execução dos hinos Nacional e do Paraná. NÃO SENTE!
7- NÃO VAIE E NÃO DEIXE NINGUÉM VAIAR - guarde sua frustração para si e incentive o time até o final... O apoio incondicional da torcida será sempre a maior vitória do CAP.
8- AME!!! - é só isso que o nosso ATLÉTICO precisa... que você se emocione, se arrepie e deixe o coração bater forte. Isso sim é ser Atleticano de verdade.
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.