Wagner Ribas

Wagner Ribas, 42 anos, consultor, acima de tudo pai e atleticano, costuma viver na Baixada as suas maiores alegrias. Foi colunista da Furacao.com entre 2007 e 2009.

 

 

Pinta de campeão?

06/08/2007


Após um longo período sem escrever, às vezes por falta de inspiração, outras tentando evitar as críticas, volto a escrever para tratar de um assunto que muitos atleticanos começam a pensar. Um possível rebaixamento para a segunda divisão.

Embora ainda nos reste um pouco mais do que metade do campeonato, temos, até o momento, aproveitamento suficiente para nos deixar bastante preocupados e muito próximos da zona de rebaixamento. Além disso, vejo o Atlético que tem entrado em campo, com um sentimento oposto ao jargão futebolístico de pinta de campeão.

Tradicionalmente, um clube com bom elenco, que vence partidas com facilidade, que vence mesmo não jogando bem e consegue reverter resultados considerados impossíveis, passa a ser taxado com o adjetivo de pinta de campeão. Assim foi com o próprio Atlético em 2001, ano em que Alex Mineiro tornou-se um dos maiores ídolos da história atleticana. Para esses times, tudo dá certo. Adversários diretos se complicam em jogos fáceis, gols salvadores acontecem nos últimos minutos do jogo, erros de arbitragem são sempre favoráveis, jogadores importantes na equipe não ficam de fora nas partidas importantes, e quando ficam, jogadores reservas entram e acabam dando conta do recado mesmo sem a mesma qualidade, mas compensando com vontade.

O fato é, que para o rubro-negro paranaense, tudo tem acontecido ao contrário. Além do time estar jogando mau e a qualidade do elenco estar abaixo das expectativas, os erros da arbitragem são sempre desfavoráveis, perdemos uma peça importantíssima em nosso time, o Alex Mineiro, temos sofrido com reversões de resultados considerados inesperados, além das fracas peças de reposição, que inferiores tecnicamente, não correspondem dentro de campo.

Muitos vão achar que estou agourando. Vão me criticar, vão dizer que não vamos cair e pronto. Afinal, existem times piores que nós no campeonato. É, América, Náutico, Juventude e, quem mais pode ser pior que nós? Lembrando que nos jogos diretos contra esses três adversários, vencemos apenas um.

Interessante a frase de um usuário do fórum que li ontem. “Por que não nós, só os outros?” escrito pelo Ique, questionando o fato de que muitos consideram o Atlético incaível.

Aqui mesmo em Curitiba tivemos um exemplo de que as coisas começam a dar errado e quando menos se espera, o fundo do poço fica raso. Meus amigos torcedores do time da ervilha, passaram a acreditar que cairiam mesmo, quando faltava menos do que 4 rodadas para o fim do campeonato. Tarde demais para qualquer ação corretiva, e as cenas que vimos foram aquelas, de marmanjos chorando abraçados.

Não é isso que eu quero para nosso Atlético. Acendo a luz de alerta agora, pois ainda temos tempo para correções que nos impeçam de cair, por isso, acredito que o momento para a tomada de ações por parte da diretoria seja este. É preciso sacudir esse elenco, tirar a zica que nos ronda e estimular estes jogadores com algo a mais. Mas isso tem que acontecer agora, pois se deixar para depois, pode ser tarde demais.

Até mesmo times com pinta de campeão acabam não chegando ao título, nós mesmos em 2004 somos um exemplo real. Por isso, apesar de todas as dificuldades que vamos enfrentar, acredito que podemos reverter esta situação. Só que pra que as chances sejam reduzidas, é necessário que todos façam sua parte. A diretoria dando estímulo aos jogadores, contratando opções de qualidade técnica e cobrando resultados do elenco e comissão técnica. Os jogadores, dando sempre muito a mais do que podem e acreditando. E por último, a torcida atleticana, que mesmo pagando caro no ingresso, pode fazer a diferença como sempre fez, apoiando durante os noventa minutos de jogo, e cobrando sempre que necessário.

Meu único medo é o fato de que nosso presidente acredita que cair não é o fim do mundo, mas prefiro acreditar que ele tenha dito isto sem pensar, e que tenha refletido melhor. Pois jogar a segunda divisão, com toda essa estrutura que é vendida que temos, além de trazer prejuízos financeiros, traz também o prejuízo moral, que é tão relevante quanto o dinheiro.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.