Guilherme Coelho

Guilherme Coelho, 36 anos, é estudante de Relações Internacionais e mora em São Paulo. Guarda como lembrança uma luva usada por um dos goleiros do Atlético na final de 2001, em São Caetano, e um capacete da obra da Arena, objetos que simbolizam as duas maiores conquistas recentes do Furacão. Foi colunista da Furacao.com entre 2007 e 2008.

 

 

A triste realidade deles

15/05/2007


O contato com nosso leitor sempre nos enriquece com opiniões, elogios e até idéias como pauta para futuros textos. Semana passada recebi o seguinte comentário, via e-mail, da minha coluna intitulada "Quero ser grande!":

"Ô panaca! Li apenas o primeiro parágrafo da sua coluna, e já te acho um imbecil! Sai fora seu idiota! Vá escrever no site verde!"

Infelizmente e não sei qual a razão, o leitor não se identificou, pois gostaria de agradecer a idéia que ele me deu.

Seguindo a idéia do caríssimo leitor, segue uma simulação:

Querida Nação Verdinha,

"Depois de mais um ano de um campeonato paranaense onde conseguimos chegar a semifinal e só ser desclassificado para o ACP, o campeão com louvor, vivemos a expectativa de chegarmos à elite do futebol brasileiro. Aquela onde já tivemos tantas glórias (Nota do colunista: eles adoram contar a história de 85, quando ganharam do Bangu nos pênaltis e em pleno Maracanã, esse é um detalhe que eles não esquecem também) e hoje perseguimos o sonho de voltar ao lugar onde GG nos tirou. (Nota do colunista: todo coxa quando lembra do rebaixamento, ou culpa o Cuca ou GG). Estréia com vitória no Couto (Nota da colunista: porque todo coxa adora falar 'Couto'?) sempre é bom, ainda mais tratando-se de um arqui-rival na corrida por uma das vagas na primeira divisão como é o Paulista. Agora reforçado e com o plantel totalmente reformulado após 16 jogadores dispensados tenho fé em uma das vagas, talvez não o título já que equipes como Ponte Preta e São Caetano esse ano estão no páreo.

A ida de nosso destaque da zaga para o Inter é um bom negócio, visto que a exposição de um time de série A é muito maior para uma futura negociação para a Europa. Caso não consigamos nada disso, ainda nos resta torcer ao som do “Coritiba yeah!” e acreditar que sediaremos a Copa do Mundo na nova Arena das Araucárias, o Pinheirão."


Essa é a realidade deles, precisam se contentar com o "Coritiba yeah!" porque não tem Horto Magiko ou The Wall. Torcem para ganhar de nós no Paranaense porque será o único atletiba do ano. Caso eles vençam nas categorias de base, daí eles contam esse jogo. Lutam por uma vaga na série A, se contentando em ficar entre os 4 da série B. Transferem jogadores para equipes da série A em busca de visibilidade. Nós fazemos uma Arena, eles reformam o "estádio". Nós construímos o melhor Centro de Treinamentos, eles vão lá e fazem o dele. Para finalizar, quem não lembra da famosa inauguração dos novos bancos de reservas? O termo Major Antônio Couto Pereira na Wikipedia cita : "Os novos bancos de reservas atendem o padrão internacional de exigências estabelecidas pela FIFA, com as condições de conforto aos atletas (são bancos do tipo Recaro, padrão similar aos utilizados nos estádios do Barcelona e Ajax)."

Esses fatos resumem ao leitor que uma crítica de ordem estratégica - com pedido de correção de rumo para algo que pode ser ainda melhor - tática ou técnica não é feita porque torcemos para os verdes. Somos atleticanos, não os invejamos, estamos na série A, fomos finalistas de Libertadores, campeões brasileiro e com isso almejamos algo cada vez maior. Não precisamos copiar, somos originais. A crítica pura e bem intencionada é sempre necessária. Não deixaria passar despercebido os problemas, pois podemos e devemos ter opinião. Será que todos estamos satisfeitos com os últimos resultados? Será que eles não poderiam ter sido evitados? Será que o planejamento que nos levou aos insucessos no ano de 2006 e nas primeiras competições do ano de 2007, não merece ser revisto/melhorado? Onde eles falharam? De minha parte tenho certeza de que nenhum atleticano deve fugir dessas reflexões.

Pensamento da semana
Que bom seria se o Brasileirão terminasse hoje...


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.