Ricardo Campelo

Ricardo de Oliveira Campelo, 45 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma família inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.

 

 

90 + 90

03/05/2007


Nao há dúvidas de que o empate por 1 x 1 com o Fluminense no Maracanã foi um grande resultado. Ainda mais para quem já teve que reverter placaras de 4x1 e 3x1 nas últimas etapas da Copa do Brasil.

Porém, é muito importante colocar os pés no chão e ter em mente que, na Copa do Brasil, não se constroem resultados em um jogo só. Nesta competição, as equipes vitoriosas são aquelas que conseguem resultados bons na soma dos dois jogos, independentemente de arrebentar ou não em uma das partidas.

Basta lembrar o exemplo do Atlético em 1997, quando venceu fora de casa o Corinthians por 2x1, mas em casa levou uma sapatada de 6x2 e acabou eliminado. O Bahia, contra o mesmo Fluminense, na semana passada, superestimou o empate com gols fora de casa e perdeu a vaga diante de sua torcida com outro empate, em 2x2. Outro exemplo interessante é o Corinthians, que empatou com o Náutico nos Aflitos e, achando que tinha a vaga na mão, perdeu a vaga em casa com uma derrota por 2x0.

Enfim, se o Atlético quer mesmo disputar este título (e tem tudo pra isso), é imprescindível ter esta consciência de atuar bem na soma dos 180 minutos que compõem cada etapa até a final. Vadão não pode cair na tentação de jogar pelo 0x0, pois o Atlético não sabe jogar na Baixada se não for pra vencer. Aliás, 0x0 é o placar mais raro de se ver na Baixada. Ou seja, empate não é nosso negócio nessa partida de volta, já que 1x1 leva para os pênaltis e 2x2 é do Fluminense. Que o time opte pela vitória, e, juntamente com a torcida, temos tudo para avançar à semi-final.

São Guilherme

Nos últimos três jogos, o goleiro Guilherme encheu os olhos da torcida. Alto e com bons reflexos, o jovem iimpressiona ainda mais pela coragem e qualidade nas saídas do gol. Um goleiraço. Daqueles que passam tranquilidade à torcida como há tempos não se via.

Se a torcida tiver paciência e não apedrejá-lo na primeira falha, e se ele tiver cabeça no lugar para lidar com o sucesso, será goleiro para ostentar por anos e anos a camisa 1 rubro-negra.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.