|
|
Ricardo Campelo
Ricardo de Oliveira Campelo, 45 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma famÃlia inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.
|
|
Reformulação
02/12/2002
|
|
|
O futebol não é mesmo uma ciência exata. Em 2001, Clube Atlético Paranaense Campeão Brasileiro. "Em time que está ganhando não se mexe", pensou-se. E, assim, a equipe vitoriosa foi quase inteiramente mantida para o ano de 2002. E o resultado todos nós sabemos... A grande questão que fica no ar é: E agora, o que fazer para 2003? Mantes a mesma equipe ou iniciar uma reformulação?
Sem pretender retornar ao inesgotável - porém saturado - tema das causas do fracassado ano que está terminando, fica claro que alguns jogadores "esgotaram seu ciclo" - como se diz - no Clube. É o caso dos artilheiros Kléber e Alex, por exemplo, que demonstram claramente não ter a mesma disposição que tinham em 2001. Kleberson também. Com um comportamento depressivo após a Copa do Mundo, o meia não se comoveu sequer com as insistentes manifestações de apoio pela torcida diante de suas más atuações. Acredito que seja a hora de deixarem o Atlético, pois, como diz o ditado, "quando um não quer, dois não fazem". Insistir em jogadores insatisfeitos seria suicÃdio, ainda que a solução seja um empréstimo.
Espera-se que estes jogadores possam ser negociados de uma forma rentável para o Clube, e que se façam as devidas homenagens aos seus feitos, o que não aconteceu, lamentavelmente, no caso do goleiro Flávio.
Sendo assim, precisaremos de novos atacantes para fazer companhia a Dagoberto. Não se pode deixar esta função a cargo do inexperiente JadÃlson, e do nunca disponÃvel Ilan. É preciso buscar novos jogadores, ainda que se pague o preço da incerteza no investimento.
É de se sentir a saÃda - praticamente certa - do lateral Fabiano. Disparado o grande destaque do Furacão neste ano, o jogador vai deixar saudades. Saudades que serão ainda mais dolorosas se Adriano também não continuar no Clube para o ano que vem (isola!).
Quanto ao comando técnico, espera-se a vinda de um treinador confiável, e não tiros no escuro como Artur Neto e Flávio Lopes. Muricy Ramalho seria um bom nome, na minha opinião. E no que diz respeito à diretoria, são profundamente animadoras as notÃcias de que Zimmerman, Adur e Fornéa estariam retornando. Se bem que, conhecendo o gênio de Petraglia, fica um tanto difÃcil acreditar que isso realmente possa acontecer...
Escuso-me pelo caráter meramente especulativo da coluna, mas, infelizmente, é tudo que o noticiário do Clube nos permite no momento.
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.