Ricardo Campelo

Ricardo de Oliveira Campelo, 44 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma família inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.

 

 

Nós somos os Fanáticos

08/03/2007


Sou sócio da Torcida Organizada os Fanáticos, carteirinha nº 17.528. Conheço vários dos integrantes da diretoria, como o Dráuzio, o Suke, Fabiano, Maurício, etc. E por isso acho que tenho liberdade para escrever numa boa e expor minhas opiniões sobre as atitudes que a torcida toma.

A Fanáticos certamente foi um dos fatores que me transformaram em um atleticano que torce de forma intensa pelo seu clube. A festa que sempre fez nas arquibancadas empolgaram não só eu, mas dezenas de torcedores que, em sua adolescência, fortaleceram a alegria de ir aos jogos e de ser atleticano.

Fiquei bastante triste com a forma como a torcida protestou ontem. Não sei ao certo o motivo, comenta-se que não concordaram com a utilização do time titular no amistoso e o reserva na partida válida pelo Paranaense. Tudo bem, é um direito da torcida não concordar com isso e expor seu ponto de vista. Mas o pessoal está entrando em uma onda de funtamentalismo muito perigosa. Criticar a diretoria, eu sou um dos que mais critico. Concordo com muitas das opiniões já expressadas pela TOF. Mas este radicalismo pode simplesmente esvaziar suas opiniões e argumentos, dada a desproporcionalidade entre o fato contestado e a forma de protesto. Virar as costas, vaiar um hino nacional, devolver ao gramado acessórios, nada disso pegou bem, e nem poderia pegar.

Sem falar no simples fato de deixar de apoiar o Atlético em um jogo. Poxa, se é o nosso Clube que está ali, disputando uma partida, pouco importa que seja amistoso, nosso instinto é sempre de apoiar, oras. Por quê tentar estragar a festa? O que poderia justificar esta atitude?

Foi um nítido exagero, tanto que o pessoal da reta repudiou. Alguns perderam a razão e xingaram a torcida. Outros gritaram "Petraglia", mas o recado foi dado: agindo desta forma a TOF só vai perder simpatizantes. O que eu realmente gostei foi quando a torcida da reta entoou os cantos próprios da torcida. Vi isso como um recado: "nós somos os Fanáticos". Leia-se: "nós, TODOS, somos os Fanáticos". Todos nós atleticanos fazemos parte desta torcida, mesmo que simplesmente quando engrossamos o seu coro visando ajudar o Atlético.

Espero que a torcida entenda o recado dado pela torcida e os conselhos que tento dar com esta coluna. Radicalismo político nunca dá resultado, vide movimentos com um ideal interessante e que perdem a razão, como o Movimento dos Sem Terra. Galera, vamos repensar a forma de expor as idéias, mesmo para protestar. Para o bem da torcida e, claro, do nosso Atlético.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.