Patricia Bahr

Patricia Caroline Bahr, 43 anos, é jornalista e se descobriu atleticana nas arquibancadas do Pinheirão, no meio da torcida, quando pôde sentir o que era o Atlético através dos gritos dos torcedores, que no berro fazem do Furacão o melhor time do mundo. Foi colunista da Furacao.com entre 2002 e 2010.

 

 

Jovens atleticanos

03/03/2007


Que o Atlético tem a maior, mais bonita e mais fanática torcida do estado do Paraná isso todo mundo já sabe. Esta semana, o clube deu mais uma vez mostras do quanto é forte dentro do segmento jovem do estado, conquistando o prêmio Top of Mind Universitário 2006. Pela pesquisa, feita por uma consultoria da Universidade Federal do Paraná, o Furacão é o clube de futebol preferido dos universitários curitibanos.

O que isso significa? Que o jovem de hoje é o médico, o empresário, o engenheiro, o advogado, o dentista, o arquiteto, o fisioterapeuta, o professor, o psicólogo... de amanhã. Todos, atleticanos! Dá para mensurar o potencial de consumo dessa classe num futuro próximo? Na prática, isso significa que daqui a seis, sete, oito anos, o mercado consumidor da marca Atlético estará ainda mais aquecido.

Mas ser o time preferido dos jovens não significa apenas benefícios a médio e longo prazo. Essa pesquisa indica dois importantes referenciais, a serem considerados. O primeiro deles, o quanto é certa a nova política de venda de meio-ingresso adotada pelo Atlético desde o ano passado. É para defender os universitários atleticanos, os estudantes atleticanos, que o clube tomou tais medidas, garantindo o direito do meio-ingresso a quem de fato tem direito desse benefício. É mais uma eficiente e admirável ação contra o mercado nego, a pirataria que hoje consome itens que vão de camisa de futebol a simples carteirinhas de estudantes. Segmentos que, felizmente, o Atlético lança moda no Brasil, com medidas para combater esse mercado paralelo, que tanto traz prejuízos ao clube e seus torcedores.

E, além disso, o Top of Mind Universitário indica que o clube tem que valorizar essa parcela de torcedores atleticanos. Duas recentes pesquisas da Furacao.com comprovam isso. Enquete realizada há cerca de um mês e meio no site mostra que 46,8% dos internautas pretendem associar-se ao clube, seja comprando cadeira no setor “Retas” ou no setor “Gols” (participaram da pesquisa mais de 4300 torcedores). Outra, feita pela Furacao.com há certa de 15 dias, mostra que para 33,6% dos internautas o Atlético deveria criar benefícios para incentivar os estudantes a virarem sócios – numa pesquisa que já envolveu mais de 3800 atleticanos.

Mercado disposto a consumir cada vez mais a marca Atlético já está provado que o clube tem. Resta, agora, criar-se cada vez mais mecanismos para aproximar o jovem atleticano do ambiente do clube. Jovem de hoje que será responsável pelo Atlético de amanhã.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.