Juliano Ribas

Juliano Ribas de Oliveira, 51 anos, é publicitário e Sócio Furacão. Foi colunista da Furacao.com entre 2004 e 2007 e depois entre março e junho de 2009.

 

 

A grande razão de tudo

29/01/2007


Tive que tirar do ar minha última coluna intitulada "Integridade Física" após receber uma ameaça de interpelação cível e criminal do advogado do atleta que protagoniza o mais famoso litígio com o Clube Atlético Paranaense. Não fiquei aborrecido. Mais do que uma ameaça, vi tal atitude como um elogio a mim, ao site e a toda a equipe. Mostra que o site furacao.com é o grande canal de informação sobre as coisas do Atlético, inclusive entre aqueles que não desejam o bem deste.

Minha vaidade, este defeito de fabricação comum a todos os seres-humanos do planeta, agradece. Figuras tão importantes, que figuram nos jornais e sites de todo o país, que falam em transferências milionárias, esta gente tão badalada, se importa com as singelas palavras de um colunista de um "site de torcedores", como referem-se ao furacao.com em meios tradicionais de comunicação. Sentem-se ameaçados pelo alcance da verborragia modesta e comezinha de um apaixonado pelo pavilhão Rubro-negro do Paraná. Perturbam-se com a repercussão e a audiência deste site campeão de acessos até mesmo entre as torcidas adversárias. Realmente é um orgulho fazer parte desta família que é o furacao.com.

Vaidade de lado, depois do acontecido, penso na importância daquilo que cada um dos que vivem o dia-a-dia do Atlético Paranaense faz, diz, pensa e age. Cada grão de cascalho removido, cada dedo levantado, cada palavra dita ganha proporções gigantescas se inseridas no contexto da vida de uma instituição com a magnitude, tradição e imponência do Clube Atlético Paranaense. Todos têm o direito de falar e fazer o que bem entendem, mas pessoas como nós, que temos o Atlético no coração até o túmulo, precisam entender que qualquer pequeno gesto pode ser muito para fazer o Atlético ainda maior e mais brilhante do que já é. Esta é uma missão infindável, que passará de geração para geração. O Atlético não está aí para o nosso deleite ou nosso entretenimento, está aí para ser amado e construído todo dia por aqueles que o amam e defendido daqueles que querem o seu mal.

Todos acham que têm razão em tudo, parece que desejam provar que estão certos mais do que contribuir com idéias para o clube. Seja de que lado estejam, dentro ou fora do Atlético. Entretanto, o mais importante e razão fundamental de tudo às vezes é esquecido: que a cada novo dia um novo Atlético pode ser feito, a qualquer hora podemos ajudá-lo. Se fazemos parte de uma nação como a Rubro-negra, esta deve ser defendida como uma Pátria, temos que nos sacrificar e fazer o máximo que pudermos simplesmente pelo orgulho de fazer parte de sua vida. Este ano, em especial, será ainda mais importante esta consciência. Entraremos em um período de construção, de edificação de um ideal maior. Nossa casa terá seu formato definitivo em breve. O Atlético precisa mais do que nunca de nós e por isso convocou a todos de sua nação, se assim desejarem, a fazer parte da vida do clube votando, dando opinião, fazendo valer a vontade de maneira efetiva. É hora do atleticano mostrar seu valor com participação, com voto, com mão na massa.

Por outro lado, o futebol propriamente dito, de gramado e bola, poderá ter um grande ano pela frente. A diretoria trouxe bons jogadores e se mantiver alguns nomes de peso no elenco, teremos um ano grandioso. O "time A" tem na defesa figuras importantes como Marcão e Rogério Corrêa, um meio com Ferreira e a ótima contratação, o Ramon; um ataque com o lendário Alex Mineiro. Nossos mandatários devem pensar na relação custo-benefício de manter estes jogadores no time para um ano de conquistas. Isso repercutirá em tudo, nas vendas de pacotes "Sócio Furacão" principalmente. Além disso, há jovens como Pedro Oldoni, Netinho, Wellington, Nei, Gustavo, Alex, Ricardinho, Rogerinho, este último grande promessa, que podem nos dar um ano espetacular. Além dos bons Jancarlos, Evanílson, Dênis Marques e outros que já faziam parte do elenco do anos passado.

Esta é minha última coluna regular aqui neste bravo site. Depois de mais de três anos dedicando-me semanalmente a falar de Atlético, vou me afastar para tratar de projetos pessoais, há tempos engavetados. Agradeço aos leitores que acompanharam minhas humildes linhas de raciocínio e paixão durante este tempo, tanto aqueles que gostam do que eu escrevo como aqueles que vão gostar mesmo é da minha ausência. Agradeço aos amigos de site, aos feras Marçal, Tavares e Cleverson, que tocam esta coisa toda junto com uma equipe brilhante. Fiz grandes amizades, inclusive com pessoas de pensamento oposto ao meu, mas cujo respeito pela opinião do outro nos fez grandes amigos. Pois afinal, todos temos o Atlético Paranaense como a grande razão de tudo.

Valeu!


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.