Bruno Rolim

Bruno Rolim, 42 anos, é bacharel de Turismo e jornalista. Filho de coxas, é a ovelha rubro-negra da família. Descobriu-se atleticano na final do Paranaense 90, com o gol do Berg. Foi colunista da Furacao.com entre 2002 e 2007.

 

 

E a temporada começou... começou?

26/01/2007


Ainda não consigo ter o mínimo de empolgação com o Atlético de 2007. Ver partidas deste time formado por jogadores que não são titulares não é minha idéia de investir 30, 40 reais por partida. Ainda não me associei, e só tenho planos de fazê-lo a partir do início do Campeonato Brasileiro - minha situação financeira não permite o luxo de pagar 80 reais mensais - sabendo que há mais gastos, como estacionamento, combustível, e outros gastos que tenho dentro do estádio.

Uma pena, mas muita gente pensa assim - e não podemos ser culpados. O pacote do Atlético para 2007 é uma idéia excelente, muito bem formatada. Entretanto, é necessário avisar sobre a falta de atratividade do Campeonato Paranaense - se poucas pessoas pagariam uma quantia mensal alta para assistir jogos do Atlético contra adversários de tamanha penúria técnica, imagine-se para assistir jogos do time que nem com os titulares está jogando?

Para muitos torcedores, a temporada de 2007 somente se iniciará no dia 21 de fevereiro, quando enfrentaremos o magnífico Coxim. Ao menos é uma competição nacional, e estaremos com o time titular jogando. Mas, e o Atletiba do dia 10? É mero aperitivo, ainda assim é apenas um jogo pelo Paranaense...

Ainda que não tenha começado, que se comente dos reforços

O time de 2006 tinha suas poucas qualidades, mas padecia em muitas posições. Não tínhamos lateral-esquerdo, somente um meia, e a defesa mostrou-se extremamente irregular durante a temporada - pelo alto, foi uma festa para os adversários. Para 2007, uma série de reforços chegaram ao clube. Se não garantem um time que vá brigar por títulos nacionais, ao menos já mostra que teremos uma equipe melhor do que no ano passado.

A base foi mantida - ainda que seja uma base fraca, o fato de sua manutenção é um ponto positivo, pois permite ao clube integrar seus nosos reforços aos poucos, sem o time apresentar um desempenho irregular típico de equipes em formação. A vinda do colombiano Viáfara para o gol pressupõe uma possível saída do goleiro Cléber - mas ainda não há nada definido sobre isso. Para a lateral-direita, a vinda de Nei é uma ótima notícia - trata-se de um jogador que obteve destaque em uma Série A nacional, ainda que atuando em uma equipe rebaixada. E numa posição onde temos o irregular Jancarlos como única opção. Na lateral-esquerda, a provável volta de Marcão é um alento, para quem sofreu com os cruzamentos de Ivan e as jogadas de boxe do destemperado Michel. A zaga teve como principal reforço a provável volta de Rogério Corrêa. Formando a defesa com Danilo, poderemos ter uma zaga mais sólida para 2007.

Do meio para a frente, a principal contratação foi o meia Ramón - uma aposta, eu diria. Se ele veio ganhando o padrão salarial do clube, é uma boa aposta. Mas trata-se de um jogador que costumeiramente ganhava acima do atual teto do Atlético. No ataque, poderemos ter a volta de Alex Mineiro, o que fortaleceria um setor que já perdeu Marcos Aurélio (em mais um litígio entre jogador e clube - isso está virando costume, e é bem desagradável, ver um jogador chegar ao clube exaltando sua estrutura e sair brigado). Além da legião estrangeira que vêm para o Atlético: praticamente confirmados já estão três colombianos, e ainda há sondagens para mais um jogador. Resta saber se isto significa a saída de Ferreira, ou se dois deles (visto que ainda têm idade inferior a 20 anos) viriam para compor o time de juniores. Enfim, interessante postura do Atlético, investindo de forma mais incisiva no mercado de um país, garantindo visibilidade e retorno na Colômbia.

Enfim, espero que estes reforços garantam uma equipe mais competitiva, e que tenhamos um 2007 menos frustrante do que um 2006 sem sequer uma final disputada.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.