Marcel Costa

Marcel Ferreira da Costa, 45 anos, é advogado por vocação e atleticano por convicção. Freqüenta estádios, não só em Curitiba, quase sempre acompanhado de seu pai, outro fanático rubro-negro. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2008.

 

 

O triste Campeonato Paranaense

10/01/2007


Neste domingo, no acolhedor, mas rústico, Estádio do Pinhão, o Atlético inicia sua caminhada rumo a mais um título paranaense. Isso, claro, se a Justiça Desportiva não cancelar a rodada inicial da turbulenta e desorganizada competição que sequer tem o número de participantes definidos. O Atlético que entrará em campo será formado por jovens atletas formados na categoria de base do clube, além daqueles que vieram contratados e ainda não despontaram, por motivos diversos.

O Campeonato Paranaense não empolga a ninguém, especialmente ao Atlético que tem aspirações muito maiores do que a conquista do estadual. O que não consigo entender são os motivos de todo ano aumentarem a duração destes torneios deficitários e pouco atrativos. Com exceção do Campeonato Paulista, todos estaduais Brasil afora são elefantes brancos, que servem apenas para ocupar o calendário e distribuir algumas vagas na Copa do Brasil.

Interessante seria o ressurgimento e fortalecimento das ligas regionais, como a extinta Sul-Minas, que tinha bom nível técnico e financeiro. Um torneio com Atlético, Grêmio, Inter e Cruzeiro é muito mais atraente para os torcedores e patrocinadores do que um estadual com times indefinidos e apenas dois clubes de primeira divisão que ainda jogam com times mistos ou reservas. Seria razoável até manter os campeonatos estaduais, classificando para a liga regional, com os times menores jogando o ano todo e tendo como objetivo a possibilidade de enfrentar os grandes clubes da região Sul e de Minas Gerais no ano seguinte.

Enquanto isso não muda, devemos nos acostumar com o bizarro Campeonato Paranaense até o quinto mês do ano. Estádios vazios, cotas ridículas de televisão, gramados esburacados e times fraquíssimos, alguns fundados a menos de cinco anos, sem identificação nenhuma com suas cidades sedes e torcedores locais. Talvez atrativa seja apenas a decisão, caso esta consiga reunir o Atlético contra Paraná ou Coritiba.

Fanático pelo Atlético e comprador de pacote na Kyocera Arena, acompanharei os fracos jogos do Campeonato Paranaense, começando neste domingo em São José dos Pinhais contra o J Malucelli. Confesso que parece loucura, mas enquanto não tiver opção de jogos melhores do Atlético até o meio de maio, resta-me assistir ao estadual e torcer para que alguma revelação surja para o Campeonato Brasileiro, este sim atrativo.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.