Patricia Bahr

Patricia Caroline Bahr, 43 anos, é jornalista e se descobriu atleticana nas arquibancadas do Pinheirão, no meio da torcida, quando pôde sentir o que era o Atlético através dos gritos dos torcedores, que no berro fazem do Furacão o melhor time do mundo. Foi colunista da Furacao.com entre 2002 e 2010.

 

 

Atleticanismo

16/09/2002


Uns chamam de loucura. Outros preferem achar que é ufanismo. E outros ali acham que é fanatismo mesmo. Não importa muito o nome que se dá, o importante é que é difícil mesmo explicar o que é ser atleticano. Talvez a maioria dos outros torcedores de futebol não entendam direito o que é essa paixão. Fazer o quê? Eles não são atleticanos...

Mas nós não, nós sabemos o que é ser torcedor do Clube Atlético Paranaense. Ser atleticano é ter que aprender que é muito ruim perder para o Flamengo, mas perder para o Barra do Garça é pior ainda. É saber que se jogar no Couto não é lá essas maravilhas, imaginem só o que é agüentar um Pinheirão. É entender que nem sempre nossas estrelas podem ficar, simplesmente porque o mundo do futebol é assim mesmo.

Ser atleticano é não perdoar um dos melhores goleiros do Brasil por uma falha. É xingar o artilheiro do campeonato – e do Brasil – por um pênalti perdido. É criticar um pentacampeão por um passe errado. Mas também é sentir orgulho por ter o melhor estádio do Brasil, um Centro de Treinamentos que é referência no país inteiro, e ter um elenco de jogadores campeões brasileiros.

Ser atleticano é sempre acreditar no time, sempre acreditar que ainda dá – mesmo quando o jogo está nos 45 minutos do segundo tempo e 5 a 0 pra eles. Ser atleticano é gritar aos quatro cantos que “mesmo perdendo, mesmo vencendo, sou Rubro-Negro de coração”. Ser atleticano é aprender com as derrotas, mas sempre buscar as vitórias, porque é muito bom ganhar.

Ser atleticano é isso. É sempre achar que o Atlético é o melhor time do Brasil, achar que todos os nossos jogadores mereciam estar na Seleção, achar que o nosso time deveria estar sempre no primeiro lugar. Ser atleticano é não cansar de cantar: “Atlético! Atlético! Conhecemos teu valor. E a camisa Rubro-Negra, só se veste por amor!!!”.

Ser atleticano é lotar a Baixada em todos os jogos e saber que a nossa força e a nossa torcida sempre fazem a diferença. É sair rouco da Arena de tanto gritar e cantar, mas ter a certeza de que tudo isso valeu a pena. Porque ser atleticano não é ser um simples torcedor de futebol. Ser atleticano é algo mais, que não se consegue definir.

Se você se identificou com essas situações, parabéns! Saiba que você faz parte da mais vibrante, apaixonada e fanática torcida do Brasil: a torcida do Atlético Paranaense. Mas se você é da turma do contra, que acha que criticar o time é a melhor saída, provavelmente você esteja torcendo para o time errado.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.