O resgate de Tapyr

por Marçal Justen Neto (com base no livro Atlético - A paixão de um povo)

O primeiro título da história do Atlético, o Campeonato Paranaense de 1925, foi escrito com passagens heróicas. Uma delas foi o resgate do goleiro Tapyr, às vésperas da decisão contra o Savóia.

Tapyr era do Internacional e foi o primeiro goleiro da história do Atlético. Porém, um ano depois de atuar pelo novo clube, resolveu se aposentar. Virou fazendeiro e foi morar em Guaraninha.

Para seu lugar, veio Tércio, do Universal. O Atlético fez boa campanha, mas terminou o segundo turno empatado com o Savóia. Com isso, a decisão do título foi para uma melhor de três entre os dois clubes.

Faltando dois dias para o primeiro jogo, Tércio ficou doente e teve de ser internado. O segundo goleiro também estava impossibilitado de jogar, deixando o rubro-negro sem arqueiro para os principais jogos de sua existência até então. Sem alternativa, o presidente Cândido Mäder montou uma comissão com o objetivo de resgatar Tapyr, trazendo-o de sua fazenda para disputar os dois jogos da decisão.

A empreitada foi bem-sucedida e, mesmo após uma viagem longa e cansativa, Tapyr chegou a Curitiba. Não pôde dormir, mas mesmo assim jogou no domingo e foi um dos destaques do empate por 1 a 1. Mas se o primeiro resgate foi trabalhoso, o segundo foi épico.

O dirigente Aécio Portes foi o encarregado desta vez. Para se ter uma idéia, ele teve de atravessar um rio a nado para chegar à fazenda de Tapyr, que ficou isolada em razão das fortes chuvas. Primeira batalha vencida, os dois não sabiam que o mais difícil ainda estava por vir.

No retorno, o carro ficou preso em um lamaçal, em um rio próximo a Santa Margarida. Obrigados a descer, os atleticanos quase se meteram em apuros. Tapyr foi puxado pela correnteza e teve de lutar por meia hora para chegar à margem do rio.

A batalha foi vencida e eles puderam dormir em Palmeira. No dia seguinte, tomaram um trem para Curitiba, mas se atrasaram. As equipes de Atlético e Savóia já esperavam no gramado quando Tapyr surgiu e pôde defender o Atlético. Resultado: Atlético 3 a 1 e o primeiro título de sua história.

Untitled Document
Fale conosco - Contribua - Créditos