Pedaladas rubro-negras

por Francielli Xavier

A história do Atlético nem sempre foi só de futebol. As cores rubro-negras já estamparam vitórias e conquistas em diversas modalidades, como basquete, atletismo, tiro e ciclismo.

Um dos esportes olímpicos de maior destaque na história do clube foi o ciclismo. Pouca gente sabe, mas o ciclismo paranaense tem marcas profundas na trajetória do Atlético. A década de 50 foi um período áureo para a modalidade no Paraná, com títulos nacionais, estaduais e brilhantes participações em competições internacionais. E os protagonistas dessas conquistas levavam as cores preto e vermelho estampadas no peito.

José Kalkbrenner Filho tinha menos de 20 anos quando foi convidado por Garibaldo Muoiu para representar, juntamente com ele, o ciclismo do Atlético. Na época, a modalidade experimentava grande prestígio, porém, era pouco expressiva no Estado.

O que ninguém esperava é que, menos de um ano depois do encontro da dupla, eles fossem tão longe. Logo na primeira competição brasileira, Kalkbrenner e Muoiu surpreenderam os favoritos e trouxeram o primeiro e o segundo lugar em duas categorias da competição.

O profissionalismo e técnica dos atletas os lançaram para provas internacionais, alavancando a competitividade do ciclismo paranaense e brasileiro. Durante os 10 anos em que competiram profissionalmente pelo Atlético, Kalkbrenner e Muoio tornaram-se os grandes favoritos das competições locais, as quais, inclusive, batiam recordes de público e de mídia.


Untitled Document
Fale conosco - Contribua - Créditos